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8ª Bienal do Mercosul anuncia curador-geral
José Roca será o responsável pelo projeto curatorial desta edição
José Roca será o curador-geral da 8ª Bienal do Mercosul, que deve acontecer em Porto Alegre/Brasil, entre os meses de setembro e novembro de 2011. Ele esteve em Porto Alegre na última terça-feira, 03 de agosto, para apresentar à diretoria da 8ª edição do evento sua proposta conceitual e dar início à execução do projeto curatorial.
Para o curador, a Bienal do Mercosul tem, desde a sua criação, uma vocação latino-americana e um perfil internacional que deve se consolidar. "Se entendemos a Bienal como um projeto de política cultural em longo prazo, é lógico que sua estratégia de posicionamento tenha sido de fora para dentro até agora. Uma vez alcançado este posicionamento internacional, estamos no momento propício para intensificar a relação com o local, particularmente o cenário brasileiro, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre", afirma Roca. A proposta curatorial criada por ele para a 8ª edição do evento pretende abordar a territorialidade a partir das perspectivas geográfica, política e cultural, e vai compreender noções de localidade, território, mapeamento e fronteira, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região e a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. O curador-geral pretende aplicar esta temática em exposições e outras estratégias de ativação.
O projeto, aprovado por unanimidade pela diretoria da Bienal do Mercosul, está em fase de viabilização e orçamentação. Até o final do mês de agosto serão definidas as ações educativas, a composição da equipe curatorial que deve contar com três curadores adjuntos, um curador pedagógico e um curador convidado e a data para a apresentação pública do projeto completo.
O curador José Roca, nasceu em Barranquilla/Colômbia, em 1962. Formado em arquitetura (Universidad Nacional de Colombia) com especialização em Estudos Críticos (Whitney Independent Study Program, New York) e mestrado em Design e Gestão de Edificações Culturais (Ecole dArchitecture Paris-Villemin, Paris), tem 47 anos e trabalha entre Bogotá (Colômbia) e a Filadélfia (EUA).
Durante uma década dirigiu o programa artístico do Banco de La República em Bogotá, transformando-o em uma das mais respeitadas instituições no circuito da América Latina.
Roca foi cocurador da I Trienal Poli/gráfica em San Juan/Puerto Rico (2004), da 27ª Bienal de São Paulo/Brasil (2006), do Encuentro de Medellín MDE07 (2007) e da Cart[ajena], uma série de intervenções urbanas em Cartagena/Colômbia (2007). Participou do Júri da 52ª Bienal de Veneza (2007).
Ainda em 2011, Roca estará à frente da curadoria de uma exposição da artista gaúcha Regina Silveira na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS. Seus outros recentes projetos curatoriais incluem: Muntadas: Mecanismos da Imagem, a ser realizada em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil; Välparaíso, uma série de intervenções urbanas em Valparaíso/Chile (2010); Otras Floras, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo/Brasil (2008); Phantasmagoria: Espectros da Ausência, uma exibição itinerante organizada por iCI e pelo Museo de Arte del Banco de la República (2007-2009); Botánica Política, na Sala Montcada/La Caixa, em Barcelona/Espanha (2004) e Traces of Friday: art, tourism, displacement, no ICA - Institute of Contemporary Art, na Filadélfia/EUA (2003). Atualmente, é diretor artístico da Philagrafika 2010: The Grafic Unconscious - um festival de artes gráficas contemporâneas que acontece simultaneamente em vários espaços expositivos da Filadélfia.
José Roca foi escolhido pela nova diretoria da Bienal, eleita no início do mês de julho pelo Conselho Administrativo da Fundação Bienal do Mercosul. Os novos dirigentes serão responsáveis pela gestão 2010/2011. São eles:
Luiz Carlos Mandelli, presidente.
Beatriz Bier Johannpeter, vice-presidente.
Ana Luiza Mottin, diretora de publicações.
André Jobim de Azevedo, diretor jurídico.
Anete Abarno, diretora representante do Município de Porto Alegre.
Antonio Tigre, diretor de marketing.
Cláudio Teitelbaum, diretor de qualidade.
Heron Charneski, diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa.
José Paulo Soares Martins, diretor de captação.
Justo Werlang, diretor-conselheiro.
Laura Fróes, diretora representante do Estado.
Léo Iolovitch, diretor de relações institucionais.
Mathias Kisslinger Rodrigues, diretor administrativo-financeiro.
Renato Nunes Vieira Rizzo, diretor de espaços expositivos.
Simone Flores Monteiro, diretora representante do Estado.
Telmo Netto Costa Júnior, diretor de Redes Sociais e TI.
Para conhecer os perfis dos diretores, acesse o link: http://www.bienalmercosul.art.br/novo/index.php?option=com_noticia&Itemid=5&id=870
Para referência
Criada em
Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.
Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.
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