Floras, de Roseli Jahn, no verão do StudioClio
A artista e ex-professora do Instituto de Artes da UFRGS inaugura pequena mostra que pode ser visitada na Microgaleria Arte Acessível até março de 2009.
Quem entra no charmoso ateliê de Roseli Jahn, no bairro Petrópolis,
Na mostra, a artista, ex-professora do Instituto de Artes da UFRGS, apresenta um total de 13 trabalhos sobre papel, todos em serigrafia impressa com tinta especial, cujo resultado lembra aquarelas. Quatro desses trabalhos são, na verdade, uma reedição exclusiva e limitada de antigos desenhos, produzidos durante a década de 1990, quando Roseli viveu na França. Neles, a ênfase é da linha fluída e orgânica, remetendo a formas vegetais, a flores e a plantas. Contrastando com o fundo branco, a linha negra, apenas ela. Ao observador corriqueiro, essa produção pode parecer bastante "simples" e, de certa forma, é. Contudo, trata-se de uma simplicidade conquistada. Há pelo menos 20 anos Roseli vem se dedicando a buscar essa linha tênue e precisa que, na sua aparente imaterialidade, sugere vários planos, bem como distintas densidades, enredando e arrebatando o espectador. O aspecto espontâneo e enxuto de seu desenho é, portanto, fruto de um laborioso processo de depuração e síntese.
Já as outras nove serigrafias podem funcionar como trípticos, e surgiram de procedimento novo: a artista, nesse caso, sobrepõe linhas mais gestuais, de conformação floral, com outras, mais contidas e geometrizadas, decorrentes do uso de um software e que sugerem as formas de um vaso. Tal como uma brincadeira, as flores parecem estar à procura de um recipiente que as acolha, e vice-versa...
Aliás, também estará em exposição na Microgaleria do StudioClio um curioso e surpreendente vaso, criado a partir da sobreposição e encaixe de porcelanas brancas, fixadas por meio de um super colante. Peças como essa só se revelam após um olhar mais atento e vagaroso, e nos instigam a perceber como o desenho de Roseli transita com absoluta naturalidade tanto nos trabalhos bidimensionais, como nos objetos e bijuterias exclusivas que a artista assina.
A exposição Floras segue até o dia 4 de março de 2009, com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (o StudioClio estará fechado de 22 de dezembro a 1º de janeiro de 2009). E os preços das obras, como é característico da Microgaleria Arte Acessível do StudioClio, são bastante convidativos: entre R$ 100 e 200 cada trabalho. Está aí, inclusive, uma excelente dica de presente de Natal!
* Imagem de divulgação disponível em www.studioclio.com.br/imagens.
Serviço
O quê: Floras, de Roseli Jahn
Onde: StudioClio (José do Patrocínio, 689, Cidade Baixa, Porto Alegre - RS)
Quanto: Entrada franca
Período de visitação: de 6 de dezembro de
Informações: (51) 3254 7200 ou www.studioclio.com.br
Contatos com a artista: 3333-2537 e 8415-6465
Informações à imprensa:
Ana Laura Freitas e Felipe Schroeder
analaura@studioclio.com.br e felipe@studioclio.com.br
3254-7214 e 3254-7212
Núcleo Hermes de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário