quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Lita Projetos Culturais - Cursos 2015


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Palestras: Os Desafios da Geopolítica Internacional
 

Prof. Jaime Spitzcovsky

 

Em encontros mensais, será feita uma ampla análise dos principais temas da atualidade no cenário internacional, buscando mostrar causas e consequências dos assuntos apresentados pela mídia.
O tema a ser abordado será divulgado na semana anterior à data prevista para a palestra.

Horário: 5as. feiras – das 11h às 12h30
Datas: 26/2 – 26/3 – 16/4 – 28/5 – 25/6
Duração: 5 palestras avulsas

Jaime Spitzcovsky - Foi editor internacional da Folha de S.Paulo (1988-1990 e 1997-2000) e correspondente do jornal em Moscou (1990-1994) e em Pequim (1994-1997). Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países e integrou o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Colabora regularmente com Band News FM, TV Cultura, BBC entre outros meios de comunicação.


 


Filosofia e Poesia
 

Prof. Carlos Eduardo Meirelles Matheus

 

A relação entre a Filosofia e a Poesia é maior do que se supõe. Há filosofia na obras dos grandes poetas da mesma maneira os grandes filósofos escreveram poemas. Neste curso serão feitas reflexões sobre o significado filosófico de obras deixadas pelos poetas, ao longo dos tempos.
O curso será dividido em quatro etapas:

I – A VISÃO HERÓICA E TRÁGICA DA VIDA NA POESIA ANTIGA

Na Grécia e na Roma antigas, a Poesia teve o papel de reconstituir os feitos heróicos que fundaram nações, superando a consciência da morte pela acolhida dos deuses.

Horário: 5as. feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 26 de fevereiro – até dia 19 de março
Duração: 4 aulas

II – A VISÃO MÍSTICA E PROFANA DO MUNDO NA POESIA MEDIEVAL

Na idade Média, a Poesia se tornou a oposição entre duas vertentes do amor humano, situadas no confronto entre a divindade e a sensualidade.

Horário: 5as. feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 26 de março – até dia 16 abril
Duração: 4 aulas

III – A VISÃO MELANCÓLICA E ONÍRICA DA POESIA ROMÂNTICA

Nos séculos XVIII e XIX a Poesia se tornou a expressão saudosista de um passado perdido, face à visão tecnocrática e impessoal da condição humana

Horário: 5as. feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 30 de abril – até dia 21 de maio
Duração: 4 aulas

IV – A VISÃO ANGUSTIADA E METAFÍSICA DO MUNDO NA POESIA CONTEMPORÂNEA

Entre os séculos XIX e XX, a Poesia se tornou a expressão da busca de um novo sentido para a existência, em um mundo situado entre o niilismo e a angústia.

Horário: 5as. feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 28 de maio – até dia 25 de junho
Duração: 4 aulas – não haverá aula dia 4 de junho

Carlos Eduardo Meirelles Matheus – Formado em Direito na USP e Doutor em Filosofia pela PUC.


 


Tragédias, Dramas e Comédias no Palco Lírico
 

Prof. Sergio Casoy

 

Neste primeiro semestre de 2015, o curso tem por finalidade trazer ao frequentador uma visão de conjunto de como vários tipos de argumentos – comédias, dramas e tragédias – se transformam em óperas, buscando as vozes adequadas e moldando a narrativa aos parâmetros do universo do palco lírico. Como de costume, as óperas, em DVD, são exibidas na íntegra.
Três das óperas selecionadas (Otello, Ievgueni Onieguin e Thais) fazem parte da temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo, e serão analisadas antes das respectivas estreias, permitindo assim aos interessados preparação para as apresentações.

PROGRAMA

27/02 - OTELLO (Verdi)
06/03 - 13/03 - LA FINTA GIARDINIERA (Mozart)
20/03 - 27/03 e 10/04 - LE NOZZE DI FIGARO (Mozart)
17/04 - RITA (Donizetti)
08/05 - 15/05 - I DUE FOSCARI (Verdi)
22/05 - 29/05 - IEVGUENI ONIEGUIN (Tchaikovsky)
12/06 - L'OCCASIONE FA IL LADRO (Rossini)
19/06 - 26/06 - THAIS (Massenet)

Horário: 6as. feiras das 14h00 às 16h30
Início: dia 27 de fevereiro – até dia 26 de junho
Duração: 14 aulas – não haverá aula dias 03/04 – 24/04 – 01/05 – 05/06

Sergio Casoy – é estudioso e pesquisador de ópera há cerca de quarenta anos, tendo lecionado História da Ópera I, II, III e IV na Escola de Música da ECA/USP entre 2005 e 2008. Ensaista e palestrante, tem vários livros publicados.


 


Alquimia, Vida e Transformação – Os Caminhos do Fogo, da Terra, do Ar e da Água – I
 

Prof. Cid Marcus Vasques

 

Presente em várias tradições da antiguidade, a Alquimia sempre apresentou dois aspectos: um vulgar, comum, de laboratório (transformar metais inferiores em ouro), e o outro de natureza oculta, simbólica, de caráter místico (só acessível a pequenos grupos), que tinha a finalidade de levar o homem, partindo de sua materialidade, a níveis superiores de existência, tanto intelectual quanto espiritualmente.
Procuraremos dar uma visão da Alquimia, de suas cores, de suas quatro principais operações, ligadas aos quatro elementos (fogo, terra, ar e água) e de suas conexões simbólicas com a Psicologia, com a Filosofia e com a Astrologia.

Horário: 2as feiras das 11h às 13h
Início: dia 2 março – até dia 27 de abril
Duração: 8 aulas – não haverá aula dia 20/4

Cid Marcus Vasques – Professor de Mitologia Grega e Hindu e suas relações com Arte, Teatro, Literatura, Astrologia, Cinema e Música.


 


Caminhos do Desenvolvimento – Razão e Emoção
 

Profª. Patrícia Valente

 

Por que às vezes, mesmo com nossa vida caminhando aparentemente tranquila, sentimos uma sensação de incompletude, de descompasso?
Uma maneira de lidar com tais "incongruências" é por meio de um olhar astrológico sistêmico do Sol e da Lua.

Horário: 3as feiras das 10h30 às 12h30
Início: dia 3 março – até dia 23 de junho
Duração: 16 aulas – não haverá aula dia 21/4

Patricia Valente – Astróloga, professora de Astrologia e consultora. Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing Industrial, ambas pela ESPM. Autora do Caderno Brasileiro de Astrologia n° 17, "LUA, a Princesa Adormecida", Gaia Brasilis.


 


Introdução ao Estudo dos Doze Trabalhos de Hércules – III
 

Prof. Rodrigo Araês Caldas Farias

 

Utilizando a Astrologia Esotérica, segundo Alice Bailey, o curso se propõe a dar uma visão astrológica do caminho do discípulo – o caminho que um dia todos nós iremos trilhar. É o escopo da chamada "Astrologia da Alma". A compreensão deste caminho se faz através da ajuda da via intuitiva, pois pela racional só é possível repetir conhecimento, jamais encontrar a sabedoria.

Horário: 3as feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 3 março – até dia 23 de junho
Duração: 16 aulas – não haverá aula dia 21/4

Rodrigo Araês C. Farias – M. Sc. em Eng. Biomédica. Professor Universitário na área de Engenharia. Orientador de Grupos de Estudos de Esotéricos, ênfase em Alice A. Bailey, desde 1973. Astrólogo, Ex-Presidente da CNA, professor de Astrologia e Tarô. Co-autor do livro "Astrologia – os Doze Portais da Alma".


 


História da Cultura Através de Imagens

Prof. Marco Antonio Guerra

 

Estudaremos profundamente momentos marcantes da História Universal.
Usaremos filmes que refletem a realidade humana nas suas mais variadas formas de expressão e atuação no mundo.

Horário: 4as. feiras – das 11h às 13h
Início: dia 4 de março – até dia 24 de junho
Duração: 16 aulas – não haverá aula dia 22/4

Marco Antonio Guerra – Bacharel em História pela PUC-SP, com mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP. Professor Assistente Doutor na ECA-USP e na Universidade São Judas Tadeu.Assistente Doutor na ECA-USP e na Universidade São Judas Tadeu.


 


História da Arte – Uma Visão Estética e Social – Renascimento e Barroco

Prof. Marco Antonio Guerra

 

O curso abordará a evolução da Arte e seus reflexos sócio-culturais desde a Antiguidade até os dias de hoje. Cada período será analisado em todas as suas manifestações: contexto histórico e sócio-cultural, artes plásticas, literatura, teatro, cinema e música.
Serão quatro módulos, independentes entre si, com duração de um semestre cada um.

Módulo II
A Renascença: Contexto Histórico; a Renascença Italiana (1300-1400-1500)
A Renascença do Norte; as Idéias do Reanascimento no Contexto Europeu do séc XIX
O Barroco: Princípios Estéticos; a Produção Artística, o Estado, a Igreja

Horário: 4as. feiras – das 14h15 às 16h15
Início: dia 4 de março – até dia 24 de junho
Duração: 16 aulas – não haverá aula dia 22/4

Marco Antonio Guerra – Bacharel em História pela PUC-SP, com mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP. Professor Assistente Doutor na ECA-USP e na Universidade São Judas Tadeu.


 


Reflexões sobre a Transição da Arte Moderna para a Arte Contemporânea
 

Prof. Cildo Oliveira

 

O curso tem como objetivo apresentar meios para uma compreensão da transição da Arte Moderna para a Arte Contemporânea elaborando uma reflexão dos novos e complexos vínculos entre artista e obra, artista e espaço, artista e espectador; obra e espaço, obra e espectador, a partir da produção de artistas nacionais e internacionais fundantes dos períodos.

Horário: 4as. feiras – das 18h30 às 20h30
Início: dia 4 de março – até dia 27 de maio
Duração: 12 aulas – não haverá aula dia 22/4

Cildo Oliveira – Mestrado em Artes Visuais – Escola de Artes – UNESP. Nasceu em Recife e fixou o seu atelier em São Paulo onde desenvolve a principal parte de suas atividades.


 


História Contemporânea: A Condição Pós-Moderna

​​Prof. Rui Sá Silva Barros

 

Você acha que a atual desordem mundial pode ser revertida? Venha debater e se inteirar neste curso sobre a História Contemporânea. A partir do conceito pós modernismo vamos rever a política, economia, ciências, artes, religiões, vida privada etc, dos últimos 50 anos. Os temas serão tratados em linguagem corrente, sem jargões ou termos técnicos, mas com rigor conceitual. Para cada aula roteiros e indicações de leituras e vídeos serão fornecidos.

Horário: 5as. feiras das 11h às 13h
Início: dia 12 de março – até dia 18 de junho
Duração: 10 aulas – não haverá aula dias: 26/3 – 16/4 – 23/4 – 28/5 – 4/6

Rui Sá Silva Barros – Mestre em História Social, USP.


 


Contos Fantásticos e Surrelistas do Século XX
 

Profª. Eliane Fittipaldi

 

"O que há de admirável no fantástico é que não há fantástico, há apenas o real."
- André Breton

"Há pouco tempo me pediram, na Espanha, para falar da literatura fantástica mexicana. E eu a busquei e persegui: na minha e nas bibliotecas públicas e particulares, e essa literatura quase não aparece, porque o mais fantástico a que a imaginação pode chegar aqui se desvanece no plano de fundo de uma vida real e de todos os dias que é, não obstante, como um sonho dentro de outro sonho. O mágico, o fantástico e o maravilhoso está sempre a ponto de acontecer no México, e ele acontece, e só se pode dizer: pois sim."
- Augusto Monterroso

Vacilar entre as leis naturais e as sobrenaturais, entre o real e o sonho, o verossímil e o inverossímil num século que passa por duas guerras mundiais e que vive a diversidade sociocultural enquanto entra paradoxalmente na globalização nada tem, de fato, de fantástico – é o modo como o homem caminha para a hipermodernidade.
Se na América Latina essa vacilação é menor ou quase inexistente, se na Europa é mais acentuada ou no Oriente é mais sutil são questões de imagologia que podem interessar-nos aqui, mas que não cabem no escopo deste curso. O que nos interessa, sim, aqui, é verificar como, na forma "conto", esse fantástico se beneficia das propostas e técnicas surrealistas e como, em contos de vários países, encontra diferentes modulações estilísticas e modos de expressão literária.

PROGRAMA
06/03 – Portugal: "A Floresta em sua Casa", Maria Judite de Carvalho
13/03 – França: "As Formigas", Boris Vian
20/03 – Moçambique: "A Velha e a Aranha", Mia Couto
27/03 – Brasil: "O Desfile dos Chapéus", Aníbal Machado
10/04 – Venezuela: "As Três Janelas", Hector Mujica
17/04 – Argentina: "O Tempo de Milena", Abelardo Castillo
08/05 – Uruguai: "O Balcão", Felisberto Hernández
15/05 – Japão: "Reencontros Raros", Yasunari Kawabata

Horário: 6as. feiras das 11h às 13h
Início: dia 6 de março – até dia 15 de maio
Duração: 8 aulas (não haverá aula dias 3/4 – 24/4 – 1/05 )

Eliane Fittipaldi – Mestre e Doutora em Letras pela USP. Lecionou na USP, na PUC e na FGV.


 


Diálogos Literários: África e Brasil
 

Profª. Marly Camargo de Barros Vidal

 

Países distantes no espaço, próximos na história, pois colonizados por Portugal e herdeiros do português, produtores de uma literatura coloridamente local , cada um deles (re)criando a língua em constante e produtivo diálogo em grande parte íntimo da academia, mas distante do leitor comum.
Trabalharemos autores angolanos e moçambicanos, preferencialmente a produção textual do gênero conto, focalizando as condições de produção, os traços estéticos, e a temática em diálogo com a produção literária brasileira.
Para tanto utilizaremos textos, preferencialmente curtos, em verso e prosa de Luandino Vieira, Pepetela, Mia Couto, Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa e Ondjacki.

Horário: 6as. feiras – das 11h às 13h
Início: dia 22 de maio – até dia 26 de junho
Duração: 5 aulas ( não haverá aula dia 5/6)

Marly Camargo de Barros Vidal – Graduada em Letras com Formação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, pós-graduada em Ciências da Comunicação, tendo militado no ensino médio e universitário por 25 anos.

 

 

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