O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instrumento da Secretaria de Estado da Cultura, participa do DW! 2013 com a mostra "Para o Conforto da Alma – Mobiliário dos Séculos XVIII e XIX do Museu de Arte Sacra", com curadoria de Lúcia Gurovitz. Durante os quatro dias do evento, a entrada no museu é gratuita.
Doze peças do acervo do MAS, entre cadeiras, bancos e poltronas, compõem esta ação realizada especialmente para o DW!. Com expografia de Maria Inês Coutinho, os mobiliários da exposição representam um design clássico, feitos por artesãos anônimos e preservados com critérios museológicos até os dias atuais. A variedade de trabalhos e materiais utilizados em tais itens verifica-se em detalhes como encostos de madeira entalhada, assentos em couro lavrado ou de palhinha, bancos de madeira com policromia, móveis com acabamentos tacheados e de bronze. A edição das obras foi feita de maneira a oferecer ao público visitante a maior variedade de desenhos, materiais e tipos de móveis.
A edificação do MAS representa um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. O acervo do MAS é composto por uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos XVI e XX, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 14 mil itens, grande parte tombada pelo IPHAN.
Exposição: Para o Conforto da Alma – Mobiliário dos Séculos XVIII e XIX do Museu de Arte Sacra
Curadoria: Lúcia Gurovitz
Abertura: 15 de Agosto, quinta feira, às 11h
Período: de 15 a 18 de Agosto de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326-5393 - visitas monitoradas
Horário: Terça a sexta feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: Gratuito
51 33333294 - 91074429
Nenhum comentário:
Postar um comentário