Inaugura dia 23 de julho, terça, às 19 horas
"Para Lula, o desenho é algo tão natural como respirar. Ele assume o desenho desde pequeno,
tornando-se o desenhista da classe e da família. Parece que é mais um destino que uma opção.
Quando criança, costumava desenhar com lápis, o mesmo utilizado para ensinar a escrever,
e hoje ele ainda usa grafite para desenhar, não permitindo que o uso desse material torne-se um
obstáculo ou uma escolha para sua expressão. A beleza e a precisão do seu desenho combinam
perfeitamente com o ritmo e a composição do espaço e da representação. Na exuberância barroca
das cenas não há excessos. O desenho completo, em todos os seus detalhes, parece vir de um
único gesto, em um único instante, evitando a cena para dispersar em sua unidade ou a desaparecer se
não for fixado de forma precisa. O resultado desta ação é frágil e instável, denso e saturado, abstrato e
real. O desenho mantém-se em fase de expressão rápida e nos convence de sua permanência e veracidade.
tornando-se o desenhista da classe e da família. Parece que é mais um destino que uma opção.
Quando criança, costumava desenhar com lápis, o mesmo utilizado para ensinar a escrever,
e hoje ele ainda usa grafite para desenhar, não permitindo que o uso desse material torne-se um
obstáculo ou uma escolha para sua expressão. A beleza e a precisão do seu desenho combinam
perfeitamente com o ritmo e a composição do espaço e da representação. Na exuberância barroca
das cenas não há excessos. O desenho completo, em todos os seus detalhes, parece vir de um
único gesto, em um único instante, evitando a cena para dispersar em sua unidade ou a desaparecer se
não for fixado de forma precisa. O resultado desta ação é frágil e instável, denso e saturado, abstrato e
real. O desenho mantém-se em fase de expressão rápida e nos convence de sua permanência e veracidade.
Este fluxo retido, somente possível no instantâneo fotográfico, contradiz-se no fato de que Lula elabora seu
trabalho de forma minuciosa e detalhada, com todas as slowlyness que a técnica exige. trata-se de um
trabalho que, antes dele, a indiferença não é permitido." Trecho de texto de Rubem Grilo, de 2009.
Lula Palomanes é integrante da geração que estabeleceu uma ponte entre a imprensa alternativa e a chamada
grande imprensa, publicou seus primeiros desenhos em O Pasquim, em 1983, e depois trabalhou em O Globo e no
Jornal do Brasil. Publicou, ainda, no jornal Folha de São Paulo e nas revistas Gráfica, Vip, Ímã e Nebelfpalter (Suíça).
Fez capas para as editoras Zahar, Record e Rocco, ilustrou as revistas Seleções, Playboy e Ciência Hoje.
Em 1999 a Society for News Design (na sua exposição anual, The Best of Newspaper Design) conferiu medalha
de prata por sua caricatura de Gore Vidal, publicada no jornal O Globo. Com grande sensibilidade e versatilidade,
ele também ilustrou vários livros infantis, além de participar de várias exposições coletivas. Atualmente
publica em Ciência Hoje das Crianças, Revista Ciência Hoje, Jornal Valor Econômico e Revista do Teatro (SBAT).
Como ilustrador, Lula instituiu um aspecto autoral para o desenho, protegendo-o de uma submissão ao texto
e dando força e rosto ao ilustrador. Na exposição em Porto Alegre, apresentará desenhos de todas as épocas
de sua produção, feitos em grafite, nanquim, pastel, aquarela e acrílica, em diversos formatos e tamanhos.
grande imprensa, publicou seus primeiros desenhos em O Pasquim, em 1983, e depois trabalhou em O Globo e no
Jornal do Brasil. Publicou, ainda, no jornal Folha de São Paulo e nas revistas Gráfica, Vip, Ímã e Nebelfpalter (Suíça).
Fez capas para as editoras Zahar, Record e Rocco, ilustrou as revistas Seleções, Playboy e Ciência Hoje.
Em 1999 a Society for News Design (na sua exposição anual, The Best of Newspaper Design) conferiu medalha
de prata por sua caricatura de Gore Vidal, publicada no jornal O Globo. Com grande sensibilidade e versatilidade,
ele também ilustrou vários livros infantis, além de participar de várias exposições coletivas. Atualmente
publica em Ciência Hoje das Crianças, Revista Ciência Hoje, Jornal Valor Econômico e Revista do Teatro (SBAT).
Como ilustrador, Lula instituiu um aspecto autoral para o desenho, protegendo-o de uma submissão ao texto
e dando força e rosto ao ilustrador. Na exposição em Porto Alegre, apresentará desenhos de todas as épocas
de sua produção, feitos em grafite, nanquim, pastel, aquarela e acrílica, em diversos formatos e tamanhos.
Em exposição até 1º de setembro de 2013
Confira mais imagens no blog do artista:
http://lulapalomanes.blogspot.com.br/
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Apoio: BD Divulgação
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principais acontecimentos culturais de Poa
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Invista em cultura:
O Apanhador lança seu projeto no Catarse
Espetáculo com estreia em outubro no Teatro do Museu conta com financiamento coletivo
O Pessoal da Casa, núcleo de atores profissionais da Casa de Teatro de Porto Alegre, apresenta o projeto
"O Apanhador" – O Musical. Livremente inspirado na obra "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D Salinger, o
espetáculo é uma criação coletiva, com direção musical de Thedy Corrêa, direção coreográfica de Carlota Albuquerque
e direção cênica de Larissa Sanguiné e Fernanda Petit, com coordenação geral do ator e diretor Zé Adão Barbosa.
Sem contar com qualquer recurso público, o projeto é a soma do desejo e trabalho de uma equipe que
envolve mais de 25 profissionais, entre atores, músicos, diretores e criadores, que através de seus esforços
e apoiadores, buscam arrecadar o orçamento necessário para a completa realização de uma obra
considerada extremamente significativa no imaginário da cultura contemporânea.
Seja um apoiador! Confira todas as contrapartidas oferecidas e adquira a sua cota:
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Realizações externas do Museu:
Projeto Quadro Branco
apresenta
Inaugura dia 22 de julho, segunda, às 19 horas
Mapa topográfico nº 2, de Juliana Vidigal, é a próxima obra em exposição no projeto Quadro Branco.
A artista, que há um ano pesquisa antigas técnicas de impressão, utilizou tipos móveis de madeira e
metal para preencher os diversos quadrantes de um grande mapa topográfico imprimindo letras,
algumas vezes formando palavras, outras apenas sugerindo. A busca de uma composição poético
visual foi a grande motivação no desenvolvimento deste trabalho. Nascida em Belo Horizonte, Juliana
atuou no mercado editorial e esteve à frente de mais de 50 edições especiais para a Editora Abril.
no Café do– Studio / StudioClio
Até 13 de setembro de 2013
segunda a sexta, das 9h00 às 19h00.
Rua José do Patrocínio, 698. Cidade Baixa. Porto Alegre
Parceiros:
StudioClio / promoção
Cerveja Coruja / apoio
Museu do Trabalho / realização
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Vem aí, em breve!
Consórcio de Fotografias
do
Museu do Trabalho
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Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre. RS. Brasil.
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h00 às 18h30
(51) 3227 5196
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS51 33333294 - 91074429
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