Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email mube@mube.art.br ao seu catálogo de endereços. |
51 33333294 - 91074429
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email mube@mube.art.br ao seu catálogo de endereços. |
A Secretaria de Estado da Cultura, o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela apresentam:
Exposições Três Estações (Porto Alegre) e Transferências Temporárias(Pelotas)
Com o objetivo de fortalecer relações de troca entre espaços artísticos independentes, além de estimular a criação de público para as artes visuais e difundir a produção artística do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura, o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela apresentam as exposições paralelas Três Estações (Porto Alegre) e Transferências Temporárias (Pelotas), financiadas pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura.
As exposições integram o projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, contemplado pelo edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Pró-cultura RS FAC). O projeto prevê a realização, durante o segundo semestre de 2013, de quatro exposições, a serem exibidas em Porto Alegre e Pelotas, acompanhadas de oficinas, palestras, visitas guiadas para a Rede pública de Ensino, além de distribuição de catálogo e de lançamento de video-documentário.
No dia 4 de julho, quinta-feira, às 19h, será inaugurada a exposição Três Estações (curadoria: Casa Paralela), que traz, ao Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/subsolo – Porto Alegre), obras recentes dos artistas Helene Sacco, Tigo Weiler e Vivian Herzog, que residem em Pelotas. A exposição, composta por desenhos, objetos, vídeo e performance, evoca a ideia da viagem sob três pontos de vista distintos. Na mostra, que discute a relação entre obra e lugar, o espectador é convidado a percorrer lugares reais e imaginários, onde um espaço de ação é criado, observado e registrado. Na abertura, às 20h30, haverá performance do artista Tigo Weiler.
No dia seguinte, 5 de julho, sexta-feira, às 19h, é a Casa Paralela (Rua Uruguai, 1577 – Pelotas) que recebe a exposição Transferências Temporárias, que exibe a produção artística de Porto Alegre, por meio das obras de Diego Passos, Ernani Chaves e Marília Bianchini. A mostra apresenta, por meio de impressões fotográficas, esculturas, gravuras e instalações, diferentes representações da passagem de estados, falando sutilmente de um registro da efemeridade. Nas obras de Ernani, uma construção vertical anuncia um desmoronamento, já Diego desloca temporariamente um canteiro para o jardim da Casa e Marília sobrepõe tempos em fotografias sobre delicados suportes de papel manufaturado. No dia 7 de julho, sábado, às 16h, haverá, na Casa Paralela, conversa aberta ao público com os artistas e mediação dos curadores.
SERVIÇO [Projeto BR116: circuitos independentes em trânsito]:
Três Estações | Curadoria Casa Paralela
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência 745, subsolo)
Artistas: Vivian Herzog , Tigo Weiler , Helene Sacco.
Abertura 04/07 (quinta-feira), 19h | Encerramento: 6/09
Performance na abertura do Tigo Weiler, das 20h30 às 21h30
Conversa com artistas na Subterrânea: 20/07 (sábado), 16h
Oficina com Vivian Herzog: 09/07 (manhã e tarde)
Transferências Temporárias | Curadoria: Atelier Subterrânea
Onde: Casa Paralela (Rua Uruguai, 1577, Pelotas)
Artistas: Ernani Chaves, Diego Passos, Marília Bianchini
Abertura: 05/07 (sexta-feira), 19h | Encerramento: 06/09
Conversa com os artistas: 06/07 (sábado), 16h
Oficina com Ernani Chaves: 17/08 (manhã e tarde)
Luz Marina Déniz
Fluxart, Laboratorio de Creación Contemporánea.
Tactilis
Vernissagem
Microgaleria Arte Acessível - Tactilis
Com Márcia Braga, Blanca Luz Brites e Leandro Selister
Dia 6 de julho, sábado, às 11h
Visitação de 8 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 19h
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
José do Patrocínio 698, Cidade Baixa – Fone (51) 3254 7200
A Microgaleria Arte Acessível StudioClio convida o público a aguçar os sentidos na exposição Tactilis, de Márcia Braga. Consciente das possibilidades do barro e avessa à técnica, a artista Márcia Braga conduz o trabalho que chama de "pequenas subversões", permitindo ao espectador explorar as texturas que conferem à obra uma dimensão tátil. A vernissagem acontece no dia 6 de julho, sábado, às 11h, e conta com o apoio da BRS Asset Management.
O estranhamento do trabalho reside na possibilidade de toque e no caráter quase lúdico que este tipo de experiência proporciona. A forma do objeto é dada por espumas encapsuladas em materiais elástico-maleáveis, modeladas através de nós ou amarrações, que constituem uma espécie de corpo que recebe a cerâmica através de um bordado.
Blanca Brites e Leandro Selister são os curadores da exposição, que pode ser visitada de 8 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 19h. As peças em exposição estarão à venda, reserva mediante pagamento de 50% do valor. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698. Mais informações pelo telefone (51) 3254 7200 ou pela páginawww.studioclio.com.br.
Microgaleria
A Microgaleria Arte Acessível é dedicada a exposições de artistas com destaque no cenário gaúcho. O objetivo do projeto é facilitar o acesso do público a adquirir obras de arte. Todas as peças em exposição estão a venda por valores limitados a R$340,00.
Márcia Braga
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis em 1998, trabalhando desde então com Projetos Arquitetônicos com ênfase em Arquitetura de Interiores. Atualmente cursa bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes da UFRGS.
De 1999 a 2004 realizou na Espanha cursos de pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona na área de Arte e Espaços Efêmeros, dessa experiência surge, em 2012, o Projeto Vizinhança, que propõe a ativação de espaços ociosos da cidade através de atividades artístico-culturais.
Seu vínculo com as artes visuais vai além do seu trabalho em cerâmica, pois em 2012, ingressou em novo campo, com mais dois colegas, ao criar a Galeria Virtual VendoArte que acolhe artistas de diversas linguagens.
Faz parte do coletivo Bando do Barro e com o grupo já participou de diversas exposições como "Ornata Ideas" , "Bando do Barro na Luz" e "Bando de Barro Invade", também participou da exposição "O Pote pós-design" organizada pela ACERGS. Esta é sua primeira exposição individual.
Blanca Brites
Formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Mestrado Epecializado em História da Artes pela Université de Paris (Pantheon-Sorbonne) (1975) e doutorado em História da Arte Contemporânea pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1986). Pós-doutorado em arte contemporânea pela Université de ParisI (Pantheon-Sorbonne) (1998). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando, principalmente, nos seguintes temas: artes visuais, acervo, museologia, curadoria, arte no Rio Grande do Sul e espaço urbano.
Leandro Selister
É bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e editor do site www.artewebbrasil.com.br.
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email mube@mube.art.br ao seu catálogo de endereços. A MuBE - Museu Brasileiro da Escultura respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui. |