Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 00 55 51 3254 7532/ 32547536 / 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul realiza viagens de pesquisa pela Região das Missões
Paola Santoscoy vai conhecer locais históricos, artistas e espaços expositivos
A curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, Paola Santoscoy, estará no Rio Grande do Sul entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro para conhecer locais históricos, artistas, projetos artísticos e instituições culturais com potencial participação durante a Bienal. Ela visita as cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel e São Luiz Gonzaga, na Região das Missões.
Nos próximos meses, outros curadores da 8ª Bienal também realizarão viagens de investigação pelo Estado e pela América Latina. O projeto curatorial da 8ª Bienal do Mercosul, que vai acontecer em Porto Alegre no ano que vem, prevê a participação efetiva de artistas e instituições locais e regionais. Esta participação se dará através de exposições e outras estratégias de ativação, além de ações específicas do Projeto Pedagógico em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Serviço – roteiro de visitas
· Dia 30 de novembro, terça-feira – Passo Fundo
MAVRS, Museu Histórico Regional, MUZAR, Secretaria de Desporto e Cultura do município, Associação de Artistas Plásticos, Curso de Artes da UPF, espaços públicos da cidade.
· Dia 01 de dezembro, quarta-feira - Ijuí
Curso de Educação Artística da UNIJUÍ, Coordenação de Cultura do município, Museu Antropológico Diretor Pestana.
· Dia 02 de dezembro, quinta-feira - Santo Ângelo
Oficina de Arqueologia, Museu José Olavo Machado, Igreja e Museu a céu aberto, Memorial Coluna Prestes, Memorial Teresa Verzeri, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, arte missioneira e outros espaços.
· Dia 03 de dezembro, sexta-feira - São Miguel e arredores
Ruínas de São João e São Miguel (Ruínas, Museu das Missões, Memorial Missões, Fonte e Anti-monumento Borba Gato).
· Dia 04 de dezembro, sábado - São Luiz Gonzaga
Ruínas de São Lourenço Mártir e Aldeia Guarani Alvorecer.
Paola Santoscoy
Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, nasceu na Cidade do México, em 1974. Vive e trabalha no México. É curadora da primeira Bienal de las Américas, em Denver/Colorado (EUA), intitulada "La Naturaleza de las Cosas". Foi curadora em diferentes espaços expositivos da Cidade do México: La Panadería (2000-2001), Museo de Arte Carrillo Gil (2001-2003), e Museo Tamayo Arte Contemporáneo (2004-2007). Em 2005, junto com Willy Kautz e Sebastián Romo, iniciou o projeto curatorial 111 (un día, un artista, una obra). Seus projetos de exibição incluem: Todo va a estar bien (2004); Jesús Rafael Soto, Visión en Movimiento (cocurada com Tatiana Cuevas); Come closer (2005); Outside In, Robin Minard (2006). Realizou ensaios e projetos curatoriais para instituições internacionais como Künstlerhaus Bethanien (Berlim/Alemanha), Fundación Proa (Buenos Aires/Argentina), GAMeC (Bergamo/Itália) y Piano Nobile (Genebra/Suíça) e colabora periodicamente com publicações de arte contemporânea. Em 2007 e 2008, exerceu a função de curadora da seção Solo Projects na feira de arte contemporânea de Madri/Espanha, Arco.
Para referência – 8ª Bienal do Mercosul
Prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul tem como curador-geral José Roca (Colômbia) e a equipe curatorial é composta de outros cinco profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) como curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) como curadores adjuntos e Fernanda Albuquerque (Brasil) como curadora assistente.
Os espaços expositivos sugeridos para abrigar a 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
A 8ª edição vai tratar da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, colonização, território, mapeamento, fronteira, alfândega, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região, as alianças transnacionais, os viajantes pesquisadores e a botânica. Além disso, o projeto pretende abordar a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico.
O artista homenageado desta edição é o chileno Eugenio Dittborn, artista referencial da América Latina. Sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles. A exposição, prevista para acontecer no Santander Cultural, vai mostrar as Pinturas Aeropostais - obras de ampla riqueza iconográfica, com uma presença visual e material contundente - que o artista desenvolve desde os anos 80 misturando desenho, costura, pintura e colagem.
O projeto para execução da Bienal está em fase de viabilização e orçamentação. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.
--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário