domingo, 28 de novembro de 2010

"Percurso" na Galeria Ímpar



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Camila - Balady Com. <camila@balady.com.br>
Data: 16 de novembro de 2010 13:19
Assunto: "Percurso" na Galeria Ímpar
Para: telasgaudi@gmail.com



A Galeria ÍMPAR abre suas portas oferecendo-se à cidade como um novo espaço de exposição e divulgação de Cultura e Arte. Para sua mostra inaugural, apresenta a coletiva "Percurso", com obras de suportes diferenciados, composta por seis artistas selecionados e coordenados por Paulo Azeredo que também responde pela curadoria. Em essência, diferentes técnicas serão expostas exemplificando, a partir das trajetórias diferenciadas dos artistas reunidos, os processos criativos que se tornaram sua assinatura artística característica ou seu ponto de referencia. Abertura dia 23 de Novembro.

Exposição: PERCURSO - Carlos Dadoorian, Dedéia Meirelles, Laurent Martin, Lucrécia Couso, Marco Mariutti, Suca Mazzamati, Sumitra Dhyan

Curadoria: Paulo Azeredo
Local: Galeria ÍMPAR. Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena, SP – Tel.:(11)2645.4480

Abertura: 23 de novembro – terça-feira – às 19h

Período: de 24 de Novembro de 2010 a 15 de janeiro de 2011

Horário: 2a a 6ª feira, das 10 às 19h.

Nº de obras:  9

Técnica: fotografia, colagem em tecido, colagem em papel, bambu, cerâmica, técnicas mistas

Preço: sob consulta


A Galeria IMPAR exibe PERCURSO sua exposição coletiva inaugural que, sob curadoria de Paulo Azeredo, expõe trabalhos de Carlos Dadoorian, Dedéia Meirelles, Laurent Martin, Lucrécia Couso, Marco Mariutti, Suca Mazzamati, Sumitra Dhyan, artistas que trabalham a contemporaneidade através de materiais, cores e do caráter lúdico de suas criações.

PERCURSO pretende traçar um panorama sobre trajetória desses diferentes artistas, de segmentos e especialidades distintas, mas que guardam em comum a opção pelos processos manuais.
As obras que compõe a exposição contemplam as mais variadas técnicas, entre elas fotografia, instalação, escultura, cerâmica, colagem, crayon sobre tela e tinta sobre tecido, que expressam os elementos e temáticas que fazem parte do universo criativo de cada artista, transmitindo ao observador a relação sincera e alegre com a arte.

A GALERIA
A Galeria ÍMPAR é a concretização de um projeto de longa data da artista plástica Dedéia Meirelles, que após 19 anos de dedicação a sua produção autoral, cria um espaço para artistas nacionais e internacionais que fazem arte contemporânea, não conceitual, exibirem suas criações.
Com o intuito de ser um difusor cultural, a Galeria ÍMPAR, além de exposições, contará com uma programação de oficinas e workshops abertos ao público que busca conhecimento nos campos visuais da arte, com profissionais de diversos segmentos.
Localizada em uma casa na Vila Madalena, a ÍMPAR propõe o diálogo das artes plásticas com a arquitetura e o design, contando com o apoio de Guto Requena no seu projeto arquitetônico e com o mobiliário da MiCasa, referência em o que há de mais moderno em interiores em São Paulo.
Espaço democrático e sem preconceito, visando a interdisciplinaridade das áreas, a Galeria ÍMPAR é um lugar em que a arte de qualidade pode se expressar de forma livre e sem rótulos, com a única intenção de satisfazer o espírito.

OS ARTISTAS
Carlos Dadoorian atua como fotógrafo desde 2004. Realizou sua primeira individual, "Fluxos", em 2006, no Espaço Drosophyla. Em 2007 participa da 26º Arte Pará. Participou do projeto coletivo "Quase Todos os Dias São Paulo", dirigido e idealizado por Alberto Bitar, vencedor do prêmio do Júri do 3º Festival de Cinema & Cidade em 2008. Em 2010 teve a instalação (objetos e vídeo-fotos) "sf/sm" selecionado para o Prêmio de Fotografia Diário do Pará.

Dedéia Meirelles é formada em Publicidade pela FAAP e artista autodidata. Especialista em reciclagem de móveis encontrou sua vocação em 2005, quando começou a pintar e a trabalhar com colagens em painéis, tecidos e telas. Em 2009 expõe em New York, USA , e em 2010, MCA Cannes Azur, na França e participa da mostra "Ritmos y Colores del Brasil", no Centro Cultural Casa do Brasil em Madri.

Laurent Martin trabalhou como design e diretor de criação no mundo publicitário. Em 2004 decidiu dedicar-se integralmente a arte e viu no bambu uma alternativa sustentável para a arquitetura e decoração. Participou do congresso "Bamboo World Congress", em New Delhi.

Lucrécia Couso é formada em Artes Plásticas pela FAAP. Já participou de exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Estação Júlio Prestes, Paço das Artes, Mac Curitiba, sendo premiada no XXIV Anual de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado com o Prêmio Casa do Artista para a Gravura e Prêmio Aquisição e Bolsa Integral no Museu de Arte Brasileira.

Marcos Mariutti é formado em Engenharia pela USP; estudou Desenho Pintura e Composição com Hedva Megged e Aquarela com Guyer Salles. Participou de exposições na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, Adriana Penteado Galeria de Arte e Antonia Jannone Disegni di Architettura e recebeu o Prêmio Acrilex Salão Bunkyo de Arte Contemporânea, em 1991.

Suca Mazzamati é formada em Artes Plásticas pela FAAP e é pós-graduada em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB. Começou atuando com pinturas e gravuras até chegar a pesquisa com cerâmica em alta temperatura com o ceramista Jean Jacques Vidal. Também exerce a atividade de arteducadora em diversas instituições, como Instituto Tomie Ohtake, Instituto Sidarta e Fundação Bienal.

Sumitra Dhyan é formada em Comunicação Visual pelo Mackenzie; escultora de formação. Seu mestre foi Israel Kislansky. Autodidata em fotografia, participa do line up de artistas do Coletivo Amor de Madre. Fez exposições na África e seus trabalhos fazem parte de acervos particulares de diversas coleções na Europa e América. Da arte Sumitra só quer a beleza que pode servir a todos de forma criativa e generosa.

Balady Com. - Camila
Tel.: (11) 3814.3382

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Informações | Debates públicos do Corpocidade no Rio de Janeiro e em Salvador



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Cacá Faria <caca@bentevi.art.br>
Data: 15 de novembro de 2010 12:08
Assunto: Fwd: Informações | Debates públicos do Corpocidade no Rio de Janeiro e em Salvador
Para: contato - bentevi <contato@bentevi.art.br>

http://bentevi.art.br

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: priscila lolata <priscila.lolata@gmail.com>
Data: 15 de novembro de 2010 10:32
Assunto: Fwd: Informações | Debates públicos do Corpocidade no Rio de Janeiro e em Salvador
Para:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: corpocidade <corpocidade@ufba.br>
Data: 14 de novembro de 2010 22:47
Assunto: Informações | Debates públicos do Corpocidade no Rio de Janeiro e em Salvador
Para:


corpocidade.jpg


Corpocidade: Debates Públicos no Rio de Janeiro e em Salvador


Interessados em participar dos encontros como ouvintes podem se inscrever pelo site


Em sua segunda edição, o projeto Corpocidade: debates em estética urbana 2, pretende politizar e acrescentar uma instância de ação às discussões, iniciadas em 2008, sobre a degradação da experiência pública das cidades e o empobrecimento da experiência corporal urbana de seus habitantes, decorrentes do crescente processo de espetacularização das cidades, das artes e do corpo na atualidade. Neste ano, serão realizados dois encontros gratuitos e abertos ao público − o primeiro no Rio de Janeiro (22/11) e outro em Salvador (29 e 30/11) − para discutir e testar articulações possíveis entre CORPO e CIDADE, como estratégia de redesenho das suas condições participativas no processo de formulação da vida pública.

 

Com o objetivo de fomentar o surgimento de novas abordagens e pontos de fuga sobre o tema, construindo debates e não conclusões, foram selecionadas 99 provocações: textos sucintos com até 500 palavras, com problematizações sobre o tema conflito e dissenso no espaço público, inscritos previamente e já disponíveis para consulta no site. As provocações não serão apresentadas, mas sim articuladas com os resultados do processo de experimentações coletivas de hipóteses teóricas e artísticas desenvolvido anteriormente por um grupo de trabalho formado por artistas, professores universitários, pesquisadores, arquitetos, urbanistas e líderes comunitários da Maré (Rio de Janeiro) e de Alagados (Salvador). Nos debates públicos, estes profissionais atuarão também como debatedores convidados.

 

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas pelo site através do preenchimento do formulário online e ou presencialmente, mas estão limitadas à capacidade dos auditórios. Além disso, os debates também poderão ser acompanhados pela internet, em tempo real, através de um link disponível no site www.corpocidade.dan.ufba.br/2010.

 

 Corpocidade: debates em estética urbana 2, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Dança e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e foi contemplado pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010.


Maiores informações pelo site www.corpocidade.dan.ufba.br/2010, blog corpocidade.wordpress.com, twitter twitter.com/corpocidade e  email corpocidade@ufba.br.

 

Renata Rocha
Assessora de Comunicação
Corpocidade: debates em estética urbana 2



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Lançamento da Exposição ERROTICA - Virtual



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Cacá Faria <caca@bentevi.art.br>
Data: 18 de novembro de 2010 00:21
Assunto: Lançamento da Exposição ERROTICA - Virtual
Para: Caca Farias <caca@bentevi.art.br>


de 17.11.10 a 30.01.11 na galeria FORADOTEMPO www.foradotempo.com/galeria

Errotica incita os artistas a tocar no corpo libidinal e agenciar reversões e perversões em seu sentido. Partir do corpo erótico, compondo poros que transbordam sexualidade, resistência e potência. Corpo erótico-errante que rasga as delimitações dos sistemas de poder. Deflagra os aspectos sociais, éticos e políticos que se traçam nos emaranhados entre peles..., pêlos e poros. Na sociedade hiperindustrial, a necessidade de conquista de corpos consumidores opera uma dessingularização do próprio desejo. A energia libidinal é mercantilizada e capturada para o consumo de objetos confundidos como fetiche. A singularidade do desejo passa a ser condicionamento. Propor um corpo nômade é transitar por direções que convergem para a transformação da pulsão condicionante em pulsão de desejo.

errotica
er.ro.ti.ca
art (gr erotikós) 1 Relativa ou pertencente a errância do desejo. 2 Que trata de arte libidinal. 3 Que se refere ao corpo, à arte e ao desejo. 4 Curadoria realizada por Cacá Faria, Fábio Birita, Flávio Lazarino e Larissa Ferreira. 5 Exposição virtual realizada em parceria entre o Fora do Tempo e o BenteVi.
Ode ao gozo estético em 6,9 Segundos de Felação, seja num Devir Klimt, ou em Devir Schiele. Devir como fluxo de desejo. My (imaginary) boyfriend e outras fantasias. Fetiches antagônicos: Positivo e Negativo sendo transitoriamente vulva e falo. Exiba sua Barata.
Afonso Dolabella, Ana Paula Pessoa, Anastasia Boyko, Caroline Paternostro, Heitor Dantas, Katerina Fanouraki, Leonardo Mathias, Marcelus Freitas, María Antonia Rodríguez Elverdín, Martín Emilio Castillo, Pedro Costa, Pedro Filho Amorim, Wladmir Cazé.



visitem a galeria!
beijos, Cacá



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

[Telas Gaudí ind. e com. de telas para pintura artística] 13 nov-sábado-Atlân...


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Galeria Gravura <gravura@gravuragaleria.com.br>
Data: 10 de novembro de 2010 19:06
Assunto: 13 nov-sábado-Atlântida Arte
Para: Divulgação Galeria Gravura <gravura@terra.com.br>

 

Gravura Galeria de Arte

realiza neste sábado a segunda exposição do ciclo

"ATLÂNTIDA ARTE"

 

A segunda coletiva fica até 03/12/2010 e conta com obras dos artistas:

Clara Pechansky, Cylene Dallegrave, Erico Santos, Marília Chartune, Rosali Plentz e Victor Hugo Porto. As técnicas são serigrafias, infogravuras, fotografias e pinturas.

 

Evento: Ciclo de Exposições Atlântida Arte 2011

Local : Galeria Gravura – Av. Paraguassu, 4200 – Atlântida –www.gravuragaleria.com.br fones 51 35025911 - 91833122

Coquetel de inauguração: 13 de novembro de 2010 das 19 às 21horas.

Horário: de segundas a domingos das 10 às 19horas.

 

 

Para solicitar maiores informações e imagens, contatos com:

Regina Galbinski Teitelbaum – Galerista – 33331946-96663972

Lúcia Fontanive – Jornalista –  97242777


--
Postado por Telas Gaudí Ind. e Com. no Telas Gaudí ind. e com. de telas para pintura artística em 11/18/2010 10:53:00 AM


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

WERKSTATT - Francesc Abad (Diari del pensar - Diario del pensar)



---------- Forwarded message ----------
From: La Panera <ml.lapanera@paeria.es>
Date: 2010/11/19
Subject: WERKSTATT - Francesc Abad (Diari del pensar - Diario del pensar)
To: telasgaudi@gmail.com

Centre de documentació 


Dimarts, 23 de novembre, a les 19h.
En motiu de la inauguració de l'exposició, l'artista Francesc Abad ens farà una presentació del seu treball. 

En el món del treball artístic, potser cal retrobar-hi encara el seu espai: un treballar amb el temps, amb la seva pràctica, escoltar la durèe del temps, com a dispositiu final, no de l'exhibició, sinó de la seva reflexió, potser l'acostament del text literari a la textualitat, però amb un sentit de responsabilitat (personal i col·lectiva), una resistència de la imatge–text–so, si pot ser repensat de nou a partir de la seva precarietat com a objecte de consum.

Centro de documentación 

Martes, 23 de noviembre, a las 19h.
Con motivo de la inauguración de la exposición, el artista Francesc Abad nos hará una presentación de su trabajo. 

En el mundo del trabajo artístico, quizás hay que reencontrar todavía su espacio: un trabajar con el tiempo, con su práctica, escuchar la durèe del tiempo, como dispositivo final, no de la exhibición, sino de su reflexión, quizás del acercamiento del texto literario a la textualidad, pero con un sentido de responsabilidad (personal i colectiva), una resistencia de la imagen–texto–sonido, si puede ser repensado de nuevo a partir de su precariedad como objeto de consumo.

Abans d'imprimir aquest correu, penseu si és realment necessari.

Antes de imprimir este correo, pensad si es realmente necesario.

Avís legal / Aviso legal / Aquest missatge pot contenir informació privilegiada i/o confidencial. Si no sou el destinatari del mateix o la persona encarregada de la seva distribució, NO US ESTÀ PERMÈS copiar, fer entrega, ni difondre'n el seu contingut; així mateix us preguem que aviseu al propietari i elimineu aquest correu electrònic. / Este mensaje puede contener información privilegiada y/o confidencial. Si no es el destinatario del mismo o la persona encargada de su distribución, NO LE ESTÁ PERMITIDO copiar, entregar,
ni difundir su contenido. Asimismo le solicitamos que avise al propietario y elimine este correo electrónico.



Privacitat / Privaci dad / En compliment de la Llei Orgànica 15/1999 (LOPD), pots exercir els drets d'accés, rectificació, cancel·lació i oposició a les dades facilitades, adreçant-te per escrit al Centre d'Art la Panera, plaça de la Panera 2, 25002 Lleida. / En cumplimiento de la Ley Orgánica 15/1999 (LOPD), puedes ejercer los derechos de acceso, rectificación, cancelación y oposición a los datos facilitados, dirigiendo-te por escrito a Centre d'Art la Panera, plaza de la Panera 2, 25002 Lérida

--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

20 x 20 Múltiplas Expressões da Assoc Chico Lisboa 19 e 20 nov 2010 na Bolsa de Arte

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Amélia Brandelli <ameliabrandelli@gmail.com>
Data: 19 de novembro de 2010 15:18
Assunto: 20 x 20 Múltiplas Expressões da Assoc Chico Lisboa 19 e 20 nov 2010 na Bolsa de Arte
Para:

http://www.chicolisboa.com.br/2010/11/2020-multiplas-expressoes/

http://www.chicolisboa.com.br/2010/11/2020-multiplas-expressoes/

----------------------------------------------

CATÁLOGO CHICO LISBOA

O catálogo já está disponível na sede da Associação, para maiores informações entrar em contato.

chicolisboa@terra.com.br

----------------------------------------------

Travessa dos Venezianos, 19 – CEP 90050-370 – Porto Alegre/RS.
Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta-feira das 14h às 18h

Informações pelo Telefone: (51) 3224. 6678
Email:
chicolisboa@terra.com.br | Site: www.chicolisboa.com.br

 -- 

Amélia Brandelli
51 - 81209900

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

PROJETO na câmara de vereadores sobre obras de arte em espaços públicos da cidade


PROJETO na câmara de vereadores sobre obras de arte em espaços públicos da cidade


De: Guilherme Dable [mailto:guilherme.dable@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 23 de novembro de 2010 15:40
Para: Nara Mello; Michel Zózimo; Marina Polidoro; Gleber Luis Pieniz da Silva; Tiago Giora; Fernanda Gassen; Raquel Ferreira; Flávia Duzzo; Luíza Carvalho; Helene Carbone; Viviane Gil; Fernanda Albuquerque; Rochele Zandavalli; Eduardo Xavier; Alice Souza da Silva; Rafael Pagatini; Júlio Herbstrith; Guilherme Dable; Laura Cattani; Lia Braga; Carla Borba; Raquel Alberti; Vivian Herzog; Renata Job; Munir Souza; Mariana Xavier; Jessica Becker; Flavya Pereira; Fernanda Manéa; Diego Machado; Carolina Rochefort; Camila Schenkel; Maria Raquel Stolf; Marcelo Coutinho; Katia Prates; José Francisco de Almeida; Helena Kanaan; Élcio Rossini; Eduardo Veras; Eduarda Gonçalves; Ana Lucia Marsillac; Alberto Semeler; Teresinha Barahini; Silvana Boone; Ruth Sousa; Ricardo Melo; Niura Ribeiro; Mario Fontanive; Juliana Almeida; João Carlos Machado; Fabio Noronha; Alexandre Ramos; Sandra Rey; Monica Zielinsky; Maristela Salvatori; Maria Lúcia Cattani; Maria Amélia Bulhões; José Augusto Avancini; Icleia Cattani; Hélio Fervenza; Flavio Roberto Gonçalves; Eduardo Vieira da Cunha; Blanca Brites; Ana Maria Albani Carvalho; Alexandre Ricardo dos Santos; Romanita Disconzi; Francisco Marshall; Edson Luiz Andre de Sousa; Caleb Alves; Cláudia Zimmer; Niura Borges
Assunto: projeto na câmara de vereadores sobre obras de arte em espaços públicos da cidade

 

caros,
acabei de receber um email da assessoria de imprensa da câmara municipal, copiado abaixo:

- - - - - - - - - - -

Audiência debate obras de arte em áreas públicas da cidade

Por proposição do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), a Câmara Municipal de Porto Alegre promove, nesta quinta-feira (25/11), audiência pública para tratar das obras de arte instaladas em áreas públicas da Capital. O tema em discussão faz parte de projeto de lei de Vendruscolo sobre a instalação e a retirada de obras de arte em propriedades do município.

Segundo o vereador, "não se trata de um projeto fechado. Está aberto a contribuições para o seu aperfeiçoamento", salienta. O evento é aberto ao público e será realizado a partir das 19 horas no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, Av. Loureiro da Silva, 255.

abraços
guilherme


--
Amélia Brandelli

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Curadora da Bienal viaja a Passo Fundo e Região das Missões


Caros.
A partir de terça-feira, dia 30 de novembro, a curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, a mexicana Paola Santoscoy, vai visitar artistas e espaços expositivos nas cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, com potencial para participar da Bienal.
A curadora estará acompanhada do produtor Dulphe Pinheiro Machado, que pode ser contatado através dos telefones (51) 9268-5355 e 8140-2790.
Estamos à disposição para agendar entrevistas e enviar outras informações.
Um abraço,
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 00 55 51 3254 7532/ 32547536 / 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul realiza viagens de pesquisa pela Região das Missões

 

Paola Santoscoy vai conhecer locais históricos, artistas e espaços expositivos

 

A curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, Paola Santoscoy, estará no Rio Grande do Sul entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro para conhecer locais históricos, artistas, projetos artísticos e instituições culturais com potencial participação durante a Bienal. Ela visita as cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel e São Luiz Gonzaga, na Região das Missões.

Nos próximos meses, outros curadores da 8ª Bienal também realizarão viagens de investigação pelo Estado e pela América Latina. O projeto curatorial da 8ª Bienal do Mercosul, que vai acontecer em Porto Alegre no ano que vem, prevê a participação efetiva de artistas e instituições locais e regionais. Esta participação se dará através de exposições e outras estratégias de ativação, além de ações específicas do Projeto Pedagógico em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Serviço – roteiro de visitas

·         Dia 30 de novembro, terça-feira – Passo Fundo

MAVRS, Museu Histórico Regional, MUZAR, Secretaria de Desporto e Cultura do município, Associação de Artistas Plásticos, Curso de Artes da UPF, espaços públicos da cidade.

 

·         Dia 01 de dezembro, quarta-feira - Ijuí

Curso de Educação Artística da UNIJUÍ, Coordenação de Cultura do município, Museu Antropológico Diretor Pestana.

 

·         Dia 02 de dezembro, quinta-feira - Santo Ângelo

Oficina de Arqueologia, Museu José Olavo Machado, Igreja e Museu a céu aberto, Memorial Coluna Prestes, Memorial Teresa Verzeri, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, arte missioneira e outros espaços.

 

·         Dia 03 de dezembro, sexta-feira - São Miguel e arredores

Ruínas de São João e São Miguel (Ruínas, Museu das Missões, Memorial Missões, Fonte e Anti-monumento Borba Gato).

 

·         Dia 04 de dezembro, sábado - São Luiz Gonzaga

Ruínas de São Lourenço Mártir e Aldeia Guarani Alvorecer.

 

Paola Santoscoy

Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, nasceu na Cidade do México, em 1974. Vive e trabalha no México. É curadora da primeira Bienal de las Américas, em Denver/Colorado (EUA), intitulada "La Naturaleza de las Cosas".  Foi curadora em diferentes espaços expositivos da Cidade do México: La Panadería (2000-2001), Museo de Arte Carrillo Gil (2001-2003), e Museo Tamayo Arte Contemporáneo (2004-2007). Em 2005, junto com Willy Kautz e Sebastián Romo, iniciou o projeto curatorial 111 (un día, un artista, una obra). Seus projetos de exibição incluem: Todo va a estar bien (2004); Jesús Rafael Soto, Visión en Movimiento (cocurada com Tatiana Cuevas); Come closer (2005); Outside In, Robin Minard (2006). Realizou ensaios e projetos curatoriais para instituições internacionais como Künstlerhaus Bethanien (Berlim/Alemanha), Fundación Proa (Buenos Aires/Argentina), GAMeC (Bergamo/Itália) y Piano Nobile (Genebra/Suíça) e colabora periodicamente com publicações de arte contemporânea. Em 2007 e 2008, exerceu a função de curadora da seção Solo Projects na feira de arte contemporânea de Madri/Espanha, Arco.

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

Prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul tem como curador-geral José Roca (Colômbia) e a equipe curatorial é composta de outros cinco profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) como curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) como curadores adjuntos e Fernanda Albuquerque (Brasil) como curadora assistente.

Os espaços expositivos sugeridos para abrigar a 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A 8ª edição vai tratar da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, colonização, território, mapeamento, fronteira, alfândega, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região, as alianças transnacionais, os viajantes pesquisadores e a botânica. Além disso, o projeto pretende abordar a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico.

O artista homenageado desta edição é o chileno Eugenio Dittborn, artista referencial da América Latina. Sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles. A exposição, prevista para acontecer no Santander Cultural, vai mostrar as Pinturas Aeropostais - obras de ampla riqueza iconográfica, com uma presença visual e material contundente - que o artista desenvolve desde os anos 80 misturando desenho, costura, pintura e colagem.

O projeto para execução da Bienal está em fase de viabilização e orçamentação. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.

 




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

[Telas Gaudí ind. e com. de telas para pintura artística] 11/23/2010 08:33:00 AM



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Telas Gaudí ind com Telas para Pintura Artística <telasgaudi@ibest.com.br>
Data: 27 de novembro de 2010 19:50
Assunto: Fw: [Telas Gaudí ind. e com. de telas para pintura artística] 11/23/2010 08:33:00 AM
Para:
Cc: telasgaudi@gmail.com


 
Arte Moderna Ada 23 de novembro às 13:38 Denunciar
Benvenuto!


Atelier degli Artisti Roma Trastevere Convida Artistas Brasileiro "Arte Contemporânea" Pintura/Escultura/Instalação 
para a Realização de uma Mostra Coletiva em Roma Os Artistas interessados deverão enviar biografia e 5 fotos das obras em alta resolução por e-mail info@atelierdegliartisti.it (Serão selecionadas três obras)
Atelier degli Artisti agradece sua colaboração! 
www.atelierdegliartisti.it
Atelier degli Artisti Roma VernissageMostra collettiva "Piccole Evasioni "Inaugurazione giovedì 18 Novembre alle 18.30 Dal 18 al 28 Novembre 2010Artisti: Ilaria Barzilai, Marialuisa Angeletti, Tiziana Di Bartolomeo, Erri Rossi, Alessandro Sciarretti, Cecilia Di Ciolo, Angelo Pantaleo, Maria Enrica
Compartilhar
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

--
Postado por Telas Gaudí Ind. e Com. no Telas Gaudí ind. e com. de telas para pintura artística em 11/23/2010 08:33:00 AM


Coletiva MezaMix | HOJE as 14H



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: MEZANINO <galeriamezanino@gmail.com>
Data: 27 de novembro de 2010 08:56
Assunto: Coletiva MezaMix | HOJE as 14H
Para: Galeria Mezanino <galeriamezanino@gmail.com>


GALERIA MEZANINO.
galeriamezanino@gmail.com
http://fotolog.terra.com.br/galeriamezanino
www.galeriamezanino.com
55 11 3436.6306



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

ESTAÇÃO NATUREZA.

ESTAÇÃO NATUREZA.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Exposição NATAL ARTE

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Gravura Galeria de Arte <gravura@gravuragaleria.com.br>
Data: 26 de novembro de 2010 12:29
Assunto: Exposição NATAL ARTE
Para: Divulgação Galeria Gravura <gravura@terra.com.br>

 

Galeria Gravura realiza

Exposição Coletiva NATAL ARTE

 

Galeria Gravura realiza de 01 de dezembro de 2010 a 28 de janeiro de 2011 Exposição Coletiva Natal Arte. São 36 Artistas Plásticos expondo suas obras com descontos de até 50%.  A coletiva inclui as diferentes técnicas de pintura, gravura, escultura e fotografia. Os preços variam a partir de R$30,00. São ótimas opções de presente para Natal e também aniversários, casamentos e formaturas.

 

Artistas Plásticos:

ALICE SOARES, ANDRÉA SCHUL, ANTONIO SORIANO, BIBA MATTOS, BRENO NORA, CARMELA SLAVUTZKY, CARMEN ADEGAS, CLARA PECHANSKY, CLAUDIA ZIRBES, CORALI CARDOSO, CYLENE DALLEGRAVE, EDA LANI FABRIS, ELIANE MAGNANI, ELIZETE UBIRAJARA, ERICO SANTOS, HELENA FRANCISCONI, INES BENETTI, LEONARDO PONTES, LÍLIA SENTINGER MANFROI, MARGARIDA STEIN, MARGRID BENCKE, MARIA INES RODRIGUES, MARÍLIA CHARTUNE, MARION LUNKE, NARA BIRMANN SIROTSKY, ROSANE HECK THEISEN, ROSELI DEON, SILVANA BOTTER MAIO ROCHA, SUSANA LUFT, VALESKA LAJUS, VÂNIA KWITKO, VELCY SOUTIER, VERA MARIA HEMB BECKER, VICTOR HUGO PORTO, YARA NASCIMENTO.

 

Evento : Exposição Coletiva NATAL ARTE

Obras: 36 Artistas Plásticos com obras em gravuras, pinturas, esculturas e fotografias.

Preços: Variam a partir de R$ 40,00.

Abertura: 01 de dezembro de 2010, quarta feira a partir das 9h30min.

Local : Galeria Gravura – Rua Corte Real , 647, Porto Alegre , RS, Fone/ fax: 33331946 – e-mail: gravura@gravuragaleria.com.br

site: www.gravuragaleria.com.br

Exposição : de 01 de dezembro de 2010 a 28 de janeiro de 2011

Horário: segundas a sextas das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min

 

Arquiteta Regina Galbinski Teitelbaum –Diretora – 96663972

Jornalista Lúcia Fontanive – 33314539/97242777

 

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Rodrigo Petrella - Índios Caiapós na na PARALELO GALLERY - dia 08 de Dezembro



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 26 de novembro de 2010 14:58
Assunto: Rodrigo Petrella - Índios Caiapós na na PARALELO GALLERY - dia 08 de Dezembro
Para: telasgaudi@gmail.com


paralelogallery_logo.jpg

 

A PARALELO Gallery, novo espaço cultural de Andrea Rehder e Flavia Marujo, apresenta o fotógrafo Rodrigo Petrella com a exposição "Índios Caiapós", com curadoria do espanhol Amador Grinyo em sua mostra inaugural. As 11 fotografias, de grandes dimensões, representam um recorte do projeto 'Guardiões da Floresta' que o artista vem desenvolvendo na Amazônia, nos últimos 10 anos, já exibidas no Smithsonian Museum, New York e no Museu Imperial de Pequim, China. Abertura dia 8 de Dezembro.

 

 

Exposição                   RODRIGO PETRELLA – "Índios Caiapós"

Curador/texto                Amador Grinyo

Coordenação                Andrea Rehder e Flavia Marujo

Local                          Paralelo Gallery www.paralelogallery.com.br

                                   Rua Arthur de Azevedo, 986 – Pinheiros - Tel.: (11)2495-6876

Abertura                     08 de Dezembro – quarta-feira - às 18 h.

Período                        de 09 de Dezembro de 2010 até 5 de Fevereiro de 2011.

Horário                         2a a 6ª feira, das 10 às 19h.

Sábado, das 11 às 15h.

Nº de obras                  11

Técnica                        fotografia - jato mineral em papel 100% algodão

Dimensão                    150 x 110 cm.

 

 

A PARALELO Gallery, em sua exposição inaugural, apresenta "Índios Caiapós" mostra individual do fotógrafo Rodrigo Petrella que utilizou a obra do pintor Albert Eckhout como referencia ao retratar tanto a população como a paisagem do nordeste do País no período do Brasil Colônia. As 11 fotografias em grande formato representam um recorte de um projeto maior - "Guardiões da Floresta" – que vem sendo desenvolvido pelo artista, a mais de 10 anos, na região da Amazônia, sendo exibido em outros países, como Estados Unidos e na China.

A concepção de Rodrigo Petrella para o trabalho em exibição baseia-se na cooperação entre fotografo e personagem, onde o Índio Caiapó participa da construção da foto, de onde resultam imagens artísticas onde os traços da cultura indígena são recuperados, ao mesmo tempo  em que se apropria de uma estética baseada na pintura clássica.

Para o curador catalão Amador Grinyo, as fotografias de Petrella "oferecem uma visão admirável e realista dos moradores da Amazônia, e sem pretensões documentais ou antropológicas, mostram um mundo paralelo a nossa realidade". Ainda segundo o curador, em tempos em que as comunidades indígenas sofrem com a perda de seus territórios para as grandes empresas capitalistas, o trabalho do artista gera uma visibilidade inesperada para a realidade desses povos.

Impressas em jato mineral em papel 100% algodão adesivadas em alcobond, seguindo o padrão internacional de museologia, as fotografias de Rodrigo Petrella retratam o índio sem estereótipos, mas determinado a manter sua identidade em uma sociedade onde ainda procura onde e como se posicionar.

 

A Galeria

A PARALELO Gallery é um projeto conjunto das marchandes Andrea Rehder e Flavia Marujo que, após anos de atuação no segmento de arte, decidiram-se por abrir seu espaço como meio de expandir sua atuação no meio artístico. Configurando-se como um novo espaço cultural, e pretendendo ser um recurso tanto para novos artistas quanto para nomes já estabelecidos no mercado, a Paralelo Gallery se apresenta como um convite ao público para que apreciem um acervo original de Arte Contemporânea.

 

O Artista

Rodrigo Petrella (1972, São Paulo) – Bacharel em Administração de Empresas pela USP, torna-se fotografo profissional em 1994. Muda-se para Nova York, onde atua no segmento de editoriais de Moda com trabalhos em revistas e jornais internacionais, com modelos famosas e personalidades do mundo artístico. Retorna ao Brasil em 2001 com dois objetivos principais: explorar os símbolos e imagens do inconsciente e registrar, através da fotografia, a vida das comunidades indígenas na Amazônia. A partir de 2003, o artista mantém uma parceria com a COIAB (Coordenação e Organização Indígena da Amazônia Brasileira) e seu trabalho abrange vários grupos indígenas na Amazônia (Parintintin, Tenharin, Pirahã e Mura), Rondônia (Gavião, Cinta Larga e Suruí), Acre (Ashaninka, Kashinawá, kulina Mandijá e Shanenawa), Mato Grosso (Nambikwara do Campo, Mamaindê, Enawene-nawê, Parici, Erikbaktsa e kuikuro) e Pará (Kayapó).


Exposições Selecionadas:

2010     "Ultréia e Suséia ". Exposição do caminho se Santiago, no Museu de Leon, França

2009     "Ultréia e Suséia" . Exposição do caminho de Santiago, na CAB em Burgos, Espanha.

2009     "Guardians of the Forest". Exposição no Museu Imperial  de Pequim, China.

2008     "Guardians of the Forest". Exibição exclusiva no NMAI ( National Museum of the American Indian - Museu do Índio Americano), New York, USA. (As fotografias fazem parte do acervo permanente do museu).

2008     "Itinerarium  The Saint James Way". Uma visão artística de Santiago de Compostela exibidas por fotógrafos brasileiros e espanhóis, encomendada pelo governo de Castile e Léon – Espanha/França.

 2007    "Céu". Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro. (As fotografias fazem parte do acervo permanente do museu).

2006     "Viva cultura viva do povo brasileiro". Museu Afro-Brasileiro, São Paulo.


---------
Balady Comunicação - Silvia
Tel.: (11)3814.3382


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

GEJO - AG&DG - na Mônica Filgueiras Galeria de Arte - dia 27 de novembro


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 20 de novembro de 2010 23:14
Assunto: GEJO - AG&DG - na Mônica Filgueiras Galeria de Arte - dia 27 de novembro
Para: telasgaudi@gmail.com


Gejo - logo - final2.jpg                                                               logom.jpg


Mônica Filgueiras inaugura a exposição "AG&DG", primeira individual do artista plástico e grafiteiro GEJO que, depois de 21 anos atuando nas ruas, foi convidado pela marchande para celebra sua trajetória vitoriosa de arte e questionamento expondo cerca de 35 obras entre painéis, fotografias, anti-toy art, mdf, esculturas e telas em sua galeria. A exposição é um reconhecimento do trabalho de GEJO e marca a entrada do artista no circuito cultural nacional e internacional. Abertura 27 de novembro.

 

Exposição                  GEJO - AG&DG

Curadora                     Mônica Filgueiras

Local                         Mônica Filgueiras Galeria de Arte – mofilgue@terra.com.br

                                  Rua Bela Cintra, 1533  Tel (11) 3082-5295

Abertura                    27 de novembro – sábado  – das 12h às 16h

Período                       de 29 de novembro de 2010 a 15 de janeiro de 2011.

Horário                        2a a 6ª feira, das 10:30 às 19:30h.//Sábado, das 10:30 às 15h.

Nº de obras                 35

Técnica                       Spray, Marker, Látex sobre mdf, Papel

 

 

É na Mônica Filgueiras Galeria de Arte que o artista plástico GEJO inaugura a exposição "AG&DG", sua primeira individual em galeria que marca a comemoração dos seus 21 anos de atuação nas ruas como grafiteiro. A convite da marchande Mônica Filgueiras, sua trajetória vitoriosa de arte e questionamento será representada por cerca de 35 obras entre painéis, fotografias, anti-toy art, mdf, esculturas e telas.

"Estou comemorando o que fiz, faço e farei", revela o artista que, no mês de dezembro, segue para a Europa para consolidar a sua carreira internacional com exposições individuais na Itália e Irlanda. GEJO faz parte da primeira geração de grafiteiros que migram para as galerias de arte contemporânea.

Com um traço mais elaborado e seguro, decorrente de seu amadurecimento artístico, GEJO classifica sua obra como tendo um caráter estético social e popular, alimentado pela experiência que teve nas ruas. Vivência que também trouxe para o artista um lado humanista de ver a vida e a arte, valorizando as formas de manifestação coletiva. Tanto que é o responsável pela criação do Free Art Fest, em 2008, em que artistas nacionais e internacionais doam obras a GEJO e ele organiza uma exposição que no final distribui os trabalhos gratuitamente aos visitantes. O Free Art Fest faz parte de um movimento global de democratização da arte impulsionado pelo "It´s yours take it".

"AG&DG" é um divisor de águas e marca uma segunda fase na vida do artista, que adapta a característica efêmera do grafite para o ambiente fechado - testando novos materiais e suportes, como MDF e o jornal prensado em chapas grossas para dar maior durabilidade às obras - e o confirma no panorama da arte contemporânea brasileira.

Neste momento GEJO também se descobre como um artista versátil, que além de intervencionista de variados suportes, encontra espaço e tempo de ser ora desenhista, ora escultor, ora gravador, ora estudioso das artes, mas sem perder a sua essência: a contestação.

Sua inspiração parte de acontecimentos cotidianos, como as conversas de ônibus, convivência com a família e com os amigos e dos meios de comunicação de massa que o cercam no dia a dia. A partir disto cria um universo artístico pautado pelo discurso crítico direcionado à sociedade e ao sistema estabelecido.

 A exposição "AG&DG" apresenta uma série de trabalhos inéditos de 2010 que é uma prévia do que será feito por GEJO a partir de agora. Uma instalação em MDF questiona os monopólios, um anti toy art no formato de uma jibóia de cinco metros reflete a apropriação da arte de rua por pessoas que nunca atuaram na street art. Também será feito um recorte das obras mais importantes durante todo o percurso do artista, entre elas a série "Fotografite", de 2007, em que faz intervenções gráficas sobre fotos.

No dia da abertura GEJO fará uma performance, imprimindo um trabalho de 1992, além de uma obra interativa.

 

O ARTISTA

GEJO nasceu em Seabra, na Bahia, em 1976, mas aos três anos mudou-se para São Paulo. Seu interesse pela arte começou em 1993, quando começou a freqüentar exposições e a fazer intervenções de grapixos na rua.

No ano de 1996 é convidado pelo diretor da escola Osvaldo Valder para dar uma oficina para os alunos. O projeto "Grafite: impressão x expressão" durou até 1998 e motivou GEJO a seguir como arte-educador. Desde então coordenou mais de 30 workshops e oficinas de grafite, disseminando as idéias e formas de expressão que envolve a cultura do hip-hop, como a dança, a música e o fanzine.

 É o idealizador do projeto do Centro Cultural Sítio do Tatu Amarelo, em Seabra (BA), que terá cursos de alfabetização de adultos, informática, biblioteca, cinemateca, oficinas de arte, além do amparo aos animais machucados e um jardim com diversos exemplares de plantas. 

 

---------
Balady Comunicação - Silvia
Tel.: (11)3814.3382

 
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arte Moderna Ada 23 de novembro às 13:38 Denunciar
Benvenuto!


Atelier degli Artisti Roma Trastevere Convida Artistas Brasileiro "Arte Contemporânea" Pintura/Escultura/Instalação 
para a Realização de uma Mostra Coletiva em Roma Os Artistas interessados deverão enviar biografia e 5 fotos das obras em alta resolução por e-mail info@atelierdegliartisti.it (Serão selecionadas três obras)
Atelier degli Artisti agradece sua colaboração! 
www.atelierdegliartisti.it
Atelier degli Artisti Roma VernissageMostra collettiva "Piccole Evasioni "Inaugurazione giovedì 18 Novembre alle 18.30 Dal 18 al 28 Novembre 2010Artisti: Ilaria Barzilai, Marialuisa Angeletti, Tiziana Di Bartolomeo, Erri Rossi, Alessandro Sciarretti, Cecilia Di Ciolo, Angelo Pantaleo, Maria Enrica
Compartilhar