From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/8/24
Subject: Bienal do Mercosul realiza ação com ateliês de Porto Alegre
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro Porto Alegre / RS - Brasil 90.010-210 Fone/fax: +55 (51) 3254-7500 |
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
Mapeando a arte
O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul está colocando em prática mais uma ação: 26 ateliês educativos e de artistas locais vão abrir suas portas durante o período da Bienal para receber grupos e realizar oficinas gratuitas. O projeto "Mapas Práticos – espaços em disponibilidade" promoveu um mapeamento dos ateliers privados (individuais ou coletivos), institucionais e públicos de Porto Alegre que possuem propostas educativas no campo das práticas artísticas contemporâneas. Com o projeto, a Bienal pretende valorizar o trabalho destes profissionais, criando espaço para o diálogo e o intercâmbio entre artistas e arte educadores com a comunidade local. Segundo a curadora pedagógica Marina De Caro, a ideia é "descentralizar a Bienal e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para que a comunidade conheça e usufrua do trabalho destes ateliês, mesmo depois que a Bienal terminar". As inscrições para as oficinas vão funcionar através do agendamento na Bienal (via telefone ou email), que começa a funcionar em setembro.
As propostas selecionadas para o projeto Mapas Práticos são:
· AEERGS – Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul, com oficina a definir
· Ana Lígia Becker, com oficina teórico-prática de vídeo
· Arena, com "Encontro com artista: Ana Flávia Baldisserotto, Maria Helena Bernardes, André Severo e Melissa Flores", na E.M.E.F. Monteiro Lobato
· Atelier Plano B, com "Mosaicos de MDF"
· Atelier Porto 7 (Betina Frichmann e Ricardo Fantini), com as oficinas "Colhendo impressões da cidade" e "Sensação da rua"
· Bruno Teixeira, com oficina de desenho, escultura e objeto
· Carla Borba, com a oficina "Ex/tensão: ampliação dos sentidos"
· Daisy Viola, com a oficina prática de "Desenho, pintura e papietagem"
· Desvenda, com oficina a definir
· Estevão Haeser, com as oficinas "Ingenuidade e Significação" e "A escrita de si – o poder das palavras"
· Fernanda Soares, com oficina de xilogravura
· Fundação Iberê Camargo, com oficina de gravura em metal, com Eduardo Haesbaert e oficina de desenho, com Luciano Laner
· Galeria de Marte, com oficina a definir
· Gisela Waetge, com oficinas práticas de desenho e patchwork
· Humberto Dutra, com a oficina "Forma e percepção pelo desenho"
· João de Ricardo, com a oficina "Processos de criação híbridos: território da performance 'Art'"
· Koralle, com a realização de oficinas diversas
· Laura Castilhos e Tatiana Sperhacke, com a oficina "Criando o livro"
· Marcos Sari, com a oficina "Onde está a arte?"
· Marina Camargo, com oficina teórica sobre desenho, pensamento e o processo de trabalho do artista
· Miriam Benigna, com a oficina "Becos e caminhos"
· Museu do Trabalho, com oficina a definir
· Roger Kichalowsky, com a oficina "Texturas de imagem e som", sobre performance e sonoridades
· Subterrânea, com a oficina prática "Desenhos em movimento: construindo flipbooks"
· Telma Scherer, com as oficinas "Rumor da casa – poesia, silêncio e performance", "Vitrine do grito: o público apresenta" e "Usina de criação de performances"
· Viviane Gueller, com oficina de arte-reportagem
7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta
A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.
Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. O título desta edição, Grito e Escuta, explora a comunicação multidirecional através de múltiplas linguagens. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.
O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul propõe a educação como um espaço de desenvolvimento de ações transformadoras. Dentre as atividades previstas no Projeto Pedagógico, estão ainda:
· Artistas em programa de residências em nove regiões do RS
· Criação de espaços pedagógicos ambulantes durante o período das exposições
· Encontros de trabalho, palestras e simpósios
· Agendamento de grupos para visitas guiadas
· Desenvolvimento de website com conteúdo pedagógico
· Publicação de materiais pedagógicos para serem utilizados por professores e interessados
Patrocinadores e apoiadores
A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto Alegre; Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.
Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para referência
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.
Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br
Agosto de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário