quarta-feira, 30 de setembro de 2009
InformArt#545 > George Iso inaugura mostra na Picasso Gallery em Washington. DC.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
convite Exposição ABAVI=ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ARTISTAS VIDREIROS
Reflexos Contemporâneos: A Paisagem e o Objeto
De abril a agosto deste ano, no Santander Cultural, ocorreu a mostra REFLEXIO - Imagem contemporânea na França. Paralelamente a esta mostra foi selecionada uma turma de 25 artistas para a atividade de "Leitura de Portfólio - Reflexos Contemporâneos" e,no final, para duas etapas de exposições no Espaço Cultural Chico Lisboa .
Fui uma das artistas selecionadas. Tivemos encontros individuais de orientação e análise crítica de nossos trabalhos em fotografia, com críticos de arte, no Santander Cultural.
De cada artista foi selecionado um trabalho para a exposição.
Nesta quarta, dia 16 de setembro, será a exposição final no Espaço Cultural Chico Lisboa,
na Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa – Porto Alegre.
Em anexo está o convite. Estarei lá a partir das 19h. (isto é uma participação e não convocação. Quem puder aparecer, ficarei feliz). Abraço,
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
7ª Bienal convoca artistas para performance de John Cage
From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/9/1
Subject: 7ª Bienal convoca artistas para performance de John Cage
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro Porto Alegre / RS - Brasil 90.010-210 Fone/fax: +55 (51) 3254-7500 |
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
7ª Bienal do Mercosul convoca artistas para peformance participativa
Musicircus, de John Cage, será apresentada no dia 17 de outubro
A 7 ª Bienal do Mercosul está convidando artistas de todas as áreas para a performance participativa Musicircus, de John Cage. O evento vai acontecer no final de semana de abertura da 7ª Bienal, no Armazém A7 do Cais do Porto, no dia 17 de Outubro. A performance trata de atividades simultâneas de vários artistas dentro do mesmo espaço. Esta será a primeira vez que Musicircus será apresentado no Brasil, desde que foi criado em 1967.
Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 10 de setembro, enviando uma ou mais propostas de trabalho para serem realizadas em qualquer formato ou disciplina artística para o email musicircus@bienalmercosul.art.br.
As propostas de trabalho dos interessados deverão incluir:
- Nome, endereço, telefone e email. Nos casos de propostas dos grupos, fornecer detalhes de todos os participantes, indicando um membro responsável.
- Até doze obras que se propõe realizar, e para cada uma:
- Título do trabalho ou uma frase com a descrição da atividade
- Relação de instrumento(s)/ferramentas de trabalho
- Requisitos técnicos ou equipamento necessário (se houver)
Os artistas selecionados serão anunciados até o dia 1 de Outubro. O local de apresentação de cada artista dentro do Armazém A7, assim como o horário de cada apresentação, será estabelecido seguindo o princípio do I Ching. Cage utilizou em sua vida e trabalho este texto milenar chinês, que ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação". O I Ching é compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria.
Mais informações no site www.bienalmercosul.art.br/musicircus.
John Cage (1912 – 1992) foi um dos mais importantes e influentes músicos e compositores de vanguarda do período pós-guerra, talvez mais conhecido pela sua composição 4'33'', de 1952. Musicircus reúne muitos dos seus conceitos mais importantes e o principal objetivo da performance participativa é criar uma situação em que a criação artística e a experiência do público possam ser compartilhadas, sem ditar uma estética principal de um palco ou espaço cênico. Sua preocupação foi demonstrar, num contexto real de espetáculo, que a produção e a experiência da música devem ser processos colaborativos e inteiramente democráticos, onde ambas as partes não podem ser dominadas por egos. O resultado é um ambiente de improvisação simultânea, tanto de intérpretes quanto de público, onde cada indivíduo presente possui autonomia, ao mesmo tempo em que uma composição global de múltiplos estímulos acontece. O primeiro Musicircus ocorreu em 1967, na Universidade de Illinois. Desde então, essa performance foi realizada inúmeras vezes - em San Francisco, Chicago, Melbourne, e Londres, entre outras cidades, tanto antes como depois da morte de Cage.
7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta
A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.
Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.
Patrocinadores e apoiadores
A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto Alegre; Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.
Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para referência
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.
Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br
Setembro de 2009
Bienal do Mercosul realiza ação com ateliês de Porto Alegre
From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/8/24
Subject: Bienal do Mercosul realiza ação com ateliês de Porto Alegre
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro Porto Alegre / RS - Brasil 90.010-210 Fone/fax: +55 (51) 3254-7500 |
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
Mapeando a arte
O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul está colocando em prática mais uma ação: 26 ateliês educativos e de artistas locais vão abrir suas portas durante o período da Bienal para receber grupos e realizar oficinas gratuitas. O projeto "Mapas Práticos – espaços em disponibilidade" promoveu um mapeamento dos ateliers privados (individuais ou coletivos), institucionais e públicos de Porto Alegre que possuem propostas educativas no campo das práticas artísticas contemporâneas. Com o projeto, a Bienal pretende valorizar o trabalho destes profissionais, criando espaço para o diálogo e o intercâmbio entre artistas e arte educadores com a comunidade local. Segundo a curadora pedagógica Marina De Caro, a ideia é "descentralizar a Bienal e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para que a comunidade conheça e usufrua do trabalho destes ateliês, mesmo depois que a Bienal terminar". As inscrições para as oficinas vão funcionar através do agendamento na Bienal (via telefone ou email), que começa a funcionar em setembro.
As propostas selecionadas para o projeto Mapas Práticos são:
· AEERGS – Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul, com oficina a definir
· Ana Lígia Becker, com oficina teórico-prática de vídeo
· Arena, com "Encontro com artista: Ana Flávia Baldisserotto, Maria Helena Bernardes, André Severo e Melissa Flores", na E.M.E.F. Monteiro Lobato
· Atelier Plano B, com "Mosaicos de MDF"
· Atelier Porto 7 (Betina Frichmann e Ricardo Fantini), com as oficinas "Colhendo impressões da cidade" e "Sensação da rua"
· Bruno Teixeira, com oficina de desenho, escultura e objeto
· Carla Borba, com a oficina "Ex/tensão: ampliação dos sentidos"
· Daisy Viola, com a oficina prática de "Desenho, pintura e papietagem"
· Desvenda, com oficina a definir
· Estevão Haeser, com as oficinas "Ingenuidade e Significação" e "A escrita de si – o poder das palavras"
· Fernanda Soares, com oficina de xilogravura
· Fundação Iberê Camargo, com oficina de gravura em metal, com Eduardo Haesbaert e oficina de desenho, com Luciano Laner
· Galeria de Marte, com oficina a definir
· Gisela Waetge, com oficinas práticas de desenho e patchwork
· Humberto Dutra, com a oficina "Forma e percepção pelo desenho"
· João de Ricardo, com a oficina "Processos de criação híbridos: território da performance 'Art'"
· Koralle, com a realização de oficinas diversas
· Laura Castilhos e Tatiana Sperhacke, com a oficina "Criando o livro"
· Marcos Sari, com a oficina "Onde está a arte?"
· Marina Camargo, com oficina teórica sobre desenho, pensamento e o processo de trabalho do artista
· Miriam Benigna, com a oficina "Becos e caminhos"
· Museu do Trabalho, com oficina a definir
· Roger Kichalowsky, com a oficina "Texturas de imagem e som", sobre performance e sonoridades
· Subterrânea, com a oficina prática "Desenhos em movimento: construindo flipbooks"
· Telma Scherer, com as oficinas "Rumor da casa – poesia, silêncio e performance", "Vitrine do grito: o público apresenta" e "Usina de criação de performances"
· Viviane Gueller, com oficina de arte-reportagem
7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta
A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.
Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. O título desta edição, Grito e Escuta, explora a comunicação multidirecional através de múltiplas linguagens. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.
O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul propõe a educação como um espaço de desenvolvimento de ações transformadoras. Dentre as atividades previstas no Projeto Pedagógico, estão ainda:
· Artistas em programa de residências em nove regiões do RS
· Criação de espaços pedagógicos ambulantes durante o período das exposições
· Encontros de trabalho, palestras e simpósios
· Agendamento de grupos para visitas guiadas
· Desenvolvimento de website com conteúdo pedagógico
· Publicação de materiais pedagógicos para serem utilizados por professores e interessados
Patrocinadores e apoiadores
A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto Alegre; Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.
Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para referência
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.
Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br
Agosto de 2009
terça-feira, 1 de setembro de 2009
7ª Bienal do Mercosul anuncia artistas Projetáveis
From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/8/31
Subject: 7ª Bienal do Mercosul anuncia artistas Projetáveis
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro Porto Alegre / RS - Brasil 90.010-210 Fone/fax: +55 (51) 3254-7500 |
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
7ª Bienal anuncia artistas escolhidos para a mostra Projetáveis
Concurso internacional mobilizou mais de 800 artistas em 45 países
A 7ª Bienal do Mercosul anuncia os artistas selecionados para participar da mostra Projetáveis, uma das sete exposições desta edição, que acontece em Porto Alegre/Brasil, de 16 de outubro a 29 de novembro deste ano. A exposição, que será apresentada no Santander Cultural, vai mostrar 19 obras de 25 artistas, que estarão também na web através do site www.bienalmercosul.art.br. Outros 13 artistas terão seus trabalhos exibidos no site. Confira abaixo a lista completa.
Concebida pelo curador adjunto e artista argentino Roberto Jacoby, esta exposição sugere a arte como espaço para a projeção de ideias, de planificação, de comunicação, da imaginação. A curadoria convidou artistas de todo o mundo a apresentarem projetos "projetáveis" em seus vários sentidos: o projetável como o imaginado, aquilo que cria novos públicos ou aquilo que representa um território, como na cartografia. A convocatória, aberta a artistas de todo o mundo, foi realizada entre os meses de maio e agosto e recebeu cerca de 800 projetáveis. Artistas de quase 50 países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes, Equador, Eslovênia, Espanha, Estados Federados da Micronésia, EUA, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Paquistão, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela, inscreveram seus projetos.
Para Jacoby, esse formato de exibição implicou em uma grande aposta: "foi com muita ansiedade que esperamos os projetos e, felizmente, a resposta foi numerosa e diversa". "O critério de seleção teve que ser suficientemente amplo para incluir estratégias artísticas muito diferentes entre si: desde trabalhos mais ligados à internet, até os que somente a utilizam como veículo de distribuição. Desde vídeos até obras com luzes e sons, performances, animações, colagens feitas com desenhos digitais, filmes com alta qualidade de produção, investigações urbanas e ações de amplo alcance comunitário", explica Jacoby, afirmando que, em todos os casos, priorizou-se a consistência entre o aspecto conceitual, a forma de realização e a proposta de exibição.
Projetáveis – artistas participantes
Exposição + site
Artista | País |
Alejandra Prieto e Nicolás Rupcich | Chile |
Antoni Abad | Espanha |
Cinthia Marcelle | Brasil |
Colaboratório - Renata Marquez e Wellington Cançado | Brasil |
Fabiana de Barros | Brasil/Suíça |
Fernando da Silva Pião | Brasil |
Fernando Velázquez | Uruguai |
Furallefalle - Iñaki Lopez Ordoñez e Vanessa Castro | Espanha |
Grupo CDM - Centro de Desintoxicação Midiática - Ricardo Perufo Mello, Eduardo Montagna da Silveira e Leonardo de Jesus Furtado | Brasil |
Gustavo Marrone | Argentina |
Karina Peisajovich | Argentina |
Martin Kohout | República Tcheca |
Oto Hudec | Eslováquia |
Paul Matosic | Reino Unido |
Ran Huang | China |
Sara Wolfert e Mathias Tervo | Suécia |
Shirin Sabahi | Irã |
Terence Gower | Canadá |
Tina Willgren | Suécia |
Artistas selecionados para o site
Artista | País |
Andrei Rubina Thomaz | Brasil |
Chico Zelesnikar | Brasil |
Christian de Lutz | EUA |
Hiwa K (Munir Al Azawi) | Iraque |
Jorn Ebner | Alemanha |
José Alfredo Jiménez Ortiz | México |
Lázaro Saavedra (artista convidado) | Cuba |
Maria Linares | Colômbia |
Marina Camargo | Brasil |
Olga Mink | Holanda |
Patrick Fontana, Fave e Aelters | França |
7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta
A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.
Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. O título desta edição, Grito e Escuta, explora a comunicação multidirecional através de múltiplas linguagens. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.
Patrocinadores e apoiadores
A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto Alegre; Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.
Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.
O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para referência
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.
Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br
Agosto de 2009
--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Agenda Cultural Setembro/Outubro
Programações previstas pelas Coordenações da
Secretaria Municipal da Cultura
Agenda Setembro/Outubro 2009
Inaugurada Obra Céu
da Artista Zoé Degani
Premiada no Concurso Espaço Urbano Espaço Arte/2002
Local: Viaduto Imperatriz Leopoldina - Avenida João Pessoa
Acampamento Farroupilha De 7 a 20 de SetembroAbertura oficial dia 7 de setembro às 18h Local: Parque da Harmonia Informações: 32898129 |
16º POA em Cena 8 a 25 de Setembro Integram esta edição mais de 50 espetáculos - 12 regionais, 22 nacionais e 20 Internacionais, além de oficinas e mesas redondas abertas ao público, com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Programação completa no site www.poaemcena.com.br Venda de Ingressos:
|
VII Semana Municipal de Capoeira 16 a 25 de Outubro Tem como tema central nesta edição: Capoeira, Educação e Cidadania Dia 16 Abertura oficial Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Dia 17 a 23 Palestras, oficinas e apresentações em diversas regiões da Cidade. Dia 24 e 25 Palestras e oficinas com Mestres de Fora do Estado. Dia 26 - Festival de Cantigas Informações: (51) 32898114/32898116 |
Teatro Adulto
2 de Setembro
O país de Helena Projeto Novas Caras
Trilogia sobre a vida humana e suas diferentes fases através da ótica de uma mulher.
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Entrada Gratuita distribuição de senhas a partir das 19h
3, 4, 5 e 6 de Setembro
Marleni
O inusitado encontro entre duas musas do cinema alemão - Marlene Dietrich e Leni Riefenstahl - é o mote da peça Marleni, dirigida pela cineasta Liliana Sulzbach e pela atriz Márcia do Canto.
Horário: quinta, sexta e sábado às 21h e domingos às 19h
Local: Teatro Renascença
3, 4, 5 e 6 e 9 de Setembro
O Bairro
Adaptação de várias obras de um dos maiores escritores contemporâneos em língua Portuguesa, Gonçalo M. Tavares.
Horário: quinta, sexta e sábado às 21h e domingos às 20h; no dia 9 às 23h
Local: Sala Álvaro Moreyra
4, 5 e 6 de Setembro
O Avarento
Através da história de um usurário que trata sua família como a extensão de seus negócios, a peça retrata as relações afetivas norteadas pelo interesse financeiro.
Horário: sexta e sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
9 e 10 de Setembro
Um Diós Salvaje POA em Cena
Espetáculo Uruguaio com texto de Yasmina Reza e direção de Mário Morgan. No elenco César Troncoso, Rogelio Gracia, Cecília Sánchez e Leonor Svarcas.
Horário: quarta às 18h30 e às 22h e quinta às 18h30
Local: Teatro Renascença
13 e 14 de Setembro
Ato POA em Cena
O encontro de quatro personagens num universo inóspito, onde as boas condições de vida e a esperança de dias melhores estão escassas, é o mote para esta comédia sombria do grupo pernambucano Magiluth.
Horário: 23h
Local: Sala Álvaro Moreyra
15, 16 e 17 de Setembro
Medida por Medida POA em Cena
Peça de William Shakespeare, dirigida por Gilberto Gawronski.
Horário: 18h30
Local: Teatro Renascença
16, 17 e18 de Setembro
La Madre impalpable POA em Cena
A mãe vai à escola de seu filho para queixar-se que ele sofre discriminação por ser gordo. Isto a leva a interferir numa reunião de pais, a abordar o professor de ginástica, a psicopedagoga e outros desafortunados que cruzam seu caminho, numa cruzada tanto patética quanto engraçada. A comédia dramática traça um perfil da classe média argentina (e, porque não dizer, de tantos outros países?), que insiste em dar aos professores a tarefa de educar seus filhos e colocar-lhes os limites.
Horário: 23h
Local: Sala Álvaro Moreyra
19 e 20 de Setembro
Dúplice POA em Cena
Duas pessoas distintas, dois lugares diferentes. Situações semelhantes num mesmo instante. Um e outro, você e outro você, você e você mesmo, dobrado fingido, forjado.
Do encontro de um bailarino ator e de um ator bailarino surgem dois mercadores representando a mesma mercadoria. Dois artistas cênicos "vendendo" a mesma cena. Dois pólos antagônicos interdependentes. Duo e duelo.
Horário: 23h
Local: Sala Álvaro Moreyra
23 e 30 de Setembro e 7 e 14 de Outubro
Frida Kahlo, A Revolução! Projeto Novas Caras
Horário: 20h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Entrada Gratuita (distribuição de senhas 1h antes do espetáculo)
2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de Outubro
Dez (Quase) Amores
Comédia baseada no livro de Claudia Tajes.
Até 8 de Novembro
Horário: sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Local: Teatro Renascença
2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de Outubro
Vestida do Avesso
A peça conta a história de Berna Herculine, uma transexual que trabalha como professora de uma turma de séries iniciais. A peça inicia quando Berna, muito angustiada em razão do contexto decadente e de especulação em que está inserida, espera os pais de seus alunos para uma reunião de final de ano letivo. Depois de 10 anos trabalhando como professora, Berna ainda não sabe como deve se apresentar aos pais de seus alunos.
Até 15 de Novembro
Horário: sexta e sábado às 21h e Domingo às 20h
Local: Sala Álvaro Moreyra
19, 20, 21 e 22 de Outubro
Vera Karam A Paixão no Palco
Em comemoração aos 50 anos de nascimento da dramaturga e contista gaúcha. Homenagem com espetáculo, leitura dramática e mesa redonda.
Horário: 19h30
Local: Sala Álvaro Moreyra
23, 24, 25, 30 e 31 de Outubro
O Gordo e o Magro vão para o céu
Encontro de dois personagens antológicos no cinema e seus problemas de relacionamento e convívio tratados com muito bom humor.
Até 8 de Novembro
Horário: sexta e sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
28 de Outubro
Dramen Des Alltags Projeto Novas Caras
Horário: 20h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Entrada Gratuita distribuição de senhas a partir das 19h
Teatro Infantil
5 e 6 de Setembro
O Canto de Cravo e Rosa
A fábula que narra as intrigas da Venenosa Senhora Aranhosa, as trapalhadas do Sapo guloso e Ingênuo, o amor do Cravo e da Rosa e a perspicácia do Grilo, da Joaninha e de outros bichos do jardim, é repleta de acrobacias, cores e música, e valoriza a identidade do pequeno cidadão com seu povo.
Horário: 16 horas
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
5 e 6 de Setembro
Do Outro Lado do Buraco
Conta a história de um mundo que existe no fundo de um buraco e que é todo construído pelo lixo das pessoas que moram do outro lado.
Horário: 16h
Local: Sala Álvaro Moreyra
10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de Outubro
Jogo da Memória
Conta a história de cinco amigos que decidem fugir de casa quando descobrem que um deles vai ter que mudar de cidade. O espetáculo parte da Improvisação dos atores sobre suas próprias recordações de Infância.
Até 8 de Novembro
Horário: Sábados e Domingos às16h
Local: Teatro Renascença
10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de Outubro
Chapeuzinho Amarelo
Conta as aventuras de uma menina que tinha medo de tudo, porque ficou sabendo que tinha um lobo no outro lado da cidade. A peça é uma montagem da Cia. Halarde e adaptação da obra de Chico Buarque de Holanda.
Até 15 de Novembro
Horário: sábados e Domingos às 16h
Local: Sala Álvaro Moreyra
10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de Outubro
Filhote de Cruz Credo
História quase autobiográfica de Fabrício Carpinejar que conta sobre os tormentos de uma criança que sofria preconceitos dentro e fora da escola devido a sua aparência.
Até 29 de Novembro
Horário: 16h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Dança
11 e 12 de Setembro
Tempo Fragmento
As escolhas permanentes impostas às pessoas e os questionamentos que derivam dessas escolhas são o mote principal da nova criação do renomado bailarino e coreógrafo pernambucano Ivaldo Mendonça.
Horário: 23h
Local: Sala Álvaro Moreyra
12 e 13 de Setembro
Crépuscule des Océans POA em Cena
Espetáculo Canadense. Última obra da trilogia do coreógrafo Daniel Léveillé. Montagem com raros movimentos, baseados nos mecanismos mais simples do corpo humano.
Horário: 18h30
Local: Teatro Renascença
19 e 20 de Setembro
In Paradisium POA em Cena
Com coreografia de James Kudelka, um espetáculo de Emoções fortes, técnica brilhante, humor, sutilezas e olhares marotos, que mostra os bailarinos em duetos, exaltando o amor em engenhosas coreografias.
Horário: 18h30
Local: Teatro Renascença
QUARTAS NA DANÇA23 de Setembro - Mi Alma - Transforma Cia de Dança 21 de Outubro - Batida de Rua Horário: 20h Local: Teatro Renascença Entrada Gratuita |
25, 26 e 27 de Setembro
Monoton
Espetáculo de Dança contemporânea que aborda a obra de Yves Klein.
Horário: sexta e sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
27, 28 e 29 de Outubro
Pessoas
A inspiração poética da obra de Fernando Pessoa e seus heterônimos movimentam a primeira parte de uma trilogia que a Companhia H propõe em homenagem ao poeta e escritor português. O referencial deste espetáculo é o semi-heterônimo Bernardo Soares e seu Livro do Desassosego.
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença
Música
Nós da Noite Todas as quartas-feiras Horário: 18h30 Local: Usina do Gasômetro - Usina Café Entrada Gratuita |
1 de Setembro
The Thrillers apresenta Michael Jackson
Grupo cover, com vocal de Nikki Goulart, que impressiona com a semelhança e capricha na sonoridade e no visual. No repertório músicas de várias fases do rei do pop.
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença
2 de Setembro
Elias Barbosa Caminhos da Música Instrumental
Horário: 20h30
Local: Sala Álvaro Moreyra
Sons da Cidade Dia 22 de Setembro Marcelo Corsetti e Roger Canal Dia 6 de Outubro - Angela Diehl Canto Brasileiro e Confraria do Sax Horário: 20h Local: Teatro Renascença Entrada: 1kg de alimento não perecível |
23 e 24 de Setembro
Elis: a dama do apocalipse
A proposta do trabalho é traçar um paralelo entre as músicas interpretadas por Elis Regina e a realidade da sociedade, como destruição de fauna e flora, das águas, poluição e violência.
Horário: 21h
Local: Sala Álvaro Moreyra
República do Rock Dia 29 de Setembro Rosa Tattooada e Draco Dia 27 de Outubro Flu e Canja Rave Horário: 19h30 Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Entrada: 1kg de alimento não perecível |
7 de Outubro
Caetano Silveira e Fausto Prado
Show de lançamento do Cd Cidade Baixa, da dupla de compositores acompanhados pela banda Casa de Asas, pelo Projeto Pixinguinha.
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença
12º Festival de Música de POA 1, 2, 3 e 4 de Outubro Concurso de músicas inéditas - que não tenham sido editadas, registradas, comercializadas; ou premiadas em outros festivais - voltado a todos os gêneros e estilos musicais. Shows Dia 3 - Gelson Oliveira Dia 4 Produto Nacional Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Inscrições: até 19 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h Local: Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura, Usina do Gasômetro, sala 606 Informações: 32898119 |
15 de Outubro
Paulinho Pires - Navegador do Rio Esperança
Show de lançamento do novo CD.
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença
29 de Outubro
James Liberato Trezegraus
Horário: 21h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Cinema
Confira a programação da Sala de Cinema P. F. Gastal
Usina do Gasômetro 3º andar
Informações: (51)3289-8137
Exposições
Até 2 de Setembro
Inefável
Videoinstalação de Maurício Ianês
Horário: de terça a domingo das 9h às 21 horas
Local: Usina do Gasômetro Galeria Lunara
Entrada Gratuita
3 de Setembro a 11 de Outubro
Infiltração
Vídeos de 34 artistas do Projeto Cineágua, exibidos simultaneamente em vários locais.
Locais: Usina do Gasômetro 4º andar;
Galeria do DMAE;
Saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues;
Paço Municipal
Entrada Gratuita
3 de Setembro a 4 de Outubro
Pinturas de Magna Sperb
Local: Usina do Gasômetro- 4º andar
Entrada Gratuita
Até 6 de Setembro
Frida, Cerâmica
Grupo de projetos Especiais da Oficina de Cerâmica do Atelier Livre, com orientação de Suzana Gonzáles Campozani
Horário: de terça a domingo das 14h às 19h
Local: Usina do Gasômetro - Galeria Iberê Camargo
Entrada Gratuita
9 de Setembro a 5 de Outubro
Litografias de Raquel Lima
Local: Saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Entrada Gratuita
Até 12 de Setembro
Abismo
Fotografias de Luciano Laner
Local: Sala da Fonte - Paço Municipal
Entrada Gratuita
15 a 30 de Setembro
Semana Farroupilha
Obras selecionadas das Pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta
Local: Paço Municipal Sala da Fonte
Entrada Gratuita
17 de Setembro a 18 de Outubro
Instalação e desenhos de Katherine Bastezini e Grupo
Local: Usina do Gasômetro Galeria Iberê Camargo
Entrada Gratuita
Até 20 de Setembro
Usina Urbana
Mostra de arte urbana que apresenta um novo conceito estético em Porto Alegre. Os artistas utilizam técnicas como pintura mural, grafite, stencil e colagem.
Horário de visitação: de terça a domingo das 9h às 21h
Local: Usina do Gasômetro Mezanino
Entrada Gratuita
Até 26 de Setembro
Dualidade
Kátia Costa e Grupo
Local: Porão do Paço Municipal
Entrada Gratuita
Até 26 de Setembro
Total Presença
Pinturas, com obras do Acervo Barão de Santo Angêlo
Curadoria de Blanca Brites
Local: Paço Municipal Sala Aldo Locatelli
Entrada Gratuita
1 de Outubro
Esculturas de Ângela Pettini
Até 14 de Novembro
Local: Porão do Paço Municipal
Entrada Gratuita
6 de Outubro
Premio Açorianos - Obras dos artistas premiados em 2009
Até 21 de Novembro
Local: Paço Municipal Sala Aldo Locatelli
Entrada Gratuita
8 de Outubro
Desencontros I
Pinturas de Julia Berenstein e Grupo
Até 8 de Novembro
Local: Usina do Gasômetro 4º andar
Entrada Gratuita
15 de Outubro
Gravuras de Jane Machado
Até 13 de Novembro
Local: Saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Entrada Gratuita
22 de Outubro
Gravuras em metal de Nara Amélia Melo da Silva
Até 22 de Novembro
Local: Usina do Gasômetro Galeria Iberê Camargo
Entrada Gratuita
Exposições do Memorial do Mercado Público Central de Porto Alegre Exposição Na labuta: história e memória dos trabalhadores do Mercado Público de Porto Alegre Junto à mostra é apresentado o documentário Mercado Público de Porto Alegre: uma família de trabalhadores, de Felipe Henrique Gavioli. História do Mercado Conta a trajetória do Mercado Público desde sua construção até os dias de hoje. Horário: De segunda a sexta, das 9h ás 17h e sábados das 10h ás 16h Local: Mercado Público Central de Porto Alegre - Segundo pavimento, sala 38 Informações: (51)32250793 Entrada Gratuita |
Exposições do Museu Joaquim José Felizardo
De 22 de setembro a 31 de outubro
Ócio e Negócio
Objetos que retratam o cotidiano de trabalho e lazer da Porto Alegre Antiga.
Local: Espaço Senzala
Transformações Urbanas exposição permanente
Porto Alegre de Montaury a Loureiro (1897 a 1943).
Horário: Terças a sextas-feiras das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30
Sábados e domingos das 13h30 às 17h30.
Informações: (51)32267560
Entrada Gratuita
Visitas Guiadas
Projeto Vozes do Mercado
Visita guiada e apresentada por quatro atores que levam os visitantes a conhecer o Mercado Público de Porto Alegre. Esta visita é dividida em paradas, cada uma delas mostrando aspectos diferentes do Mercado, dos seus produtos, de sua história e da tradição. Nessas paradas, atores interpretam personagens que representam os principais grupos formadores do Mercado e da Cidade.
Agendamento prévio: (51) 32250793
Entrada Gratuita
Noite no Museu visitas guiada à exposição Transformações Urbanas Porto Alegre de Montaury a Loureiro.
Horário: das 19h às 21h
Local: Museu Joaquim José Felizardo
Agendamento Prévio
Informações: (51) 32282788
Entrada Gratuita
Oficinas, Palestras, Cursos e Concursos
1 a 11 de setembro
Período de Inscrições para os cursos extras do Atelier Livre
Início das aulas no dia 14 de setembro
Informações: (51) 32898057
2 de Setembro
Noite de homenagem dos selecionados da 15ª Edição do Concurso Histórias de Trabalho
Horário: 19h
Local: Teatro Renascença
Até 10 de Setembro
Inscrições da 16ª Edição do Concurso Histórias de Trabalho
Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
EM FOCOConheça a produção e o pensamento dos artistas professores do Atelier Livre. 9 de Setembro - Miriam Tolpolar (Área de atuação: litografia) 7 de Outubro - Cláudio Ely (Área de atuação:cerâmica) Horário: 17h Local: Auditório do Atelier Livre Entrada Gratuita |
Aproximações com o Cinema Programa de encontros voltados para a exploração transdisciplinar do ato criativo que vem reunindo artistas e pensadores de variados campos de origem e atuação. 14 de Setembro Assunto: O documentário Uma discussão sobre o cinema do real. Quais são os limites entre o documentário e a ficção? Filme para conversa: Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. 19 de Outubro Assunto: O cinema e a videoarte Intersecções entre o cinema e a videoarte a partir do trabalho de artistas que embaralham suas fronteiras: Cão Guimarães, Miranda July, entre outros. A narrativa e o tempo. Ministrante: Camila Gonzatto Horário: 19h Local: Auditório do Atelier Livre |
Maratona Literária Dia18 de Setembro 4ª edição Causos Gaudérios Local: Piquete da Leitura - Parque da Harmonia Dia 23 de Outubro 5ª edição Maratona Submundo A Geração Beat Horário: A partir das 19h Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues Entrada Gratuita Informações: (51) 32898072/32898073 |
Curso de Formação da Cultura Ocidental com o Professor Voltaire Schilling Dia 28 de Setembro - Início do Módulo 4 - Tempos Modernos: o Racionalismo e o Iluminismo Dia 5 de Outubro - Início do Módulo 5 Tempos Contemporâneos: a Revolução Industrial e Ciêntífica do século XXI Duração do curso: Até dezembro Informações: (51) 32898072/32898073 Local: Teatro Renascença |
29 de setembro
Jogando Conversa na História
Entrevista com Giba Assis Brasil e Ana Azevedo, sobre o Cinema em Porto Alegre.
Horário: 19h
Local: Auditório do Museu Joaquim José Felizardo
Entrada Gratuita
BIBLIOTECAS
é Biblioteca do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Av. Bento Gonçalves, 1129
CEP: 90650-002
fone: (51)32197900
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
DVD's, CD's e espaço de livros infantis
De segunda a sexta, das 9h às 17h e sábado das 14h às 18h
Av. Erico Veríssimo, 307
CEP: 90160-181
fone: (51)32898078
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães RAMAL 1 RESTINGA
De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h
Av. Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - Bairro Restinga
CEP: 91790-150
fone: (51)324513 34
é Ilhota Livros
Venda de postais, CDs e publicações da Secretaria Municipal da Cultura.
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Fone: (51)32898069
Confira a programação da SMC www.portoalegre.rs.gov.br/cultura |
Confira a programação da Usina do Gasômetro www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=151 |
Endereços
éAtelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Fone: (51) 32898057/3289-8058
éCentro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Av. Érico Veríssimo, 307 - Bairro Menino Deus - CEP: 90160-181
fone: (51) 32898000/32898001
éIlhota Livros
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues saguão.
Fone: (51) 32898069
éMemorial do Mercado Público Central de Porto Alegre
Largo Glênio Peres, s/nº - Autos do Mercado Público - 2º andar, salas 37, 38 e 39- Centro de Porto Alegre CEP: 90110-150
fone: (51) 32250793
Museu Joaquim José Felizardo
Av. João Alfredo, 382. CEP: 90050-230
Fone: (51) 32898096/32898097
éPaço Municipal
Praça Montevideo, 10 CEP: 90010170
fone: (51) 32893616
éParque da Harmonia
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, s/nº - Praia de Belas
éSala Álvaro Moreyra
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
fone: (51) 32898066/32898067
éSala de Cinema P.F. Gastal
Usina do Gasômetro - 3 andar
Fones: (51) 32898137/32898135/32898132
Teatro de Câmara Túlio Piva
República, 575 - Cidade Baixa CEP: 90050-321
fone: (51) 32898093/32898094
éTeatro Renascença
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.
Fone: (51) 32898066/ 32898067
éUsina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551 CEP: 90010-120
fone: (51) 32898100
Atenciosamente,
Equipe de Programação e Eventos
Secretaria Municipal da Cultura
Fone 3289 8050/ 32898052