quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bienal do Mercosul está em evento da Casa Daros

 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, November 25, 2008 4:57 PM
Subject: Bienal do Mercosul está em evento da Casa Daros

 

Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros. Segue nota sobre a participação da Bienal do Mercosul no I Encontro Internacional sobre Educação, promovido pela Casa Daros, no Rio de Janeiro. A Bienal do Mercosul foi convidada através de seu Projeto Pedagógico, que tem sido visto como referência mundial para eventos do mesmo formato.
Contamos com vocês e estamos à disposição para o que precisarem.
Um abraço.
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br

Bienal do Mercosul participa do I Encontro Internacional sobre Educação

 

A Bienal do Mercosul foi convidada a participar do I Encontro Internacional sobre Educação: Arte e Analfabetismo Funcional, que acontece no Rio de Janeiro, de 01 a 03 de dezembro. O encontro é promovido pela Casa Daros em colaboração com o artista e educador Luis Camnitzer (curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul) e vai reunir pesquisadores, artistas, pedagogos e arte-educadores nacionais e internacionais, além de professores e diretores de escolas públicas do Brasil, para debater a relação entre arte e pedagogia, propondo o uso da arte como um veículo de aprendizagem.

O encontro está divido em dois eventos: um seminário aberto ao público, organizado em quatro mesas temáticas e uma série de encontros de grupos de trabalho, que vão elaborar um plano de ação experimental para ser desenvolvido por grupos ligados a práticas educativas através da arte. A coordenadora do projeto pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul, Mônica Hoff vai representar a instituição nos grupos de trabalho.

 

Para referência

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. De 1997 a 2007, atendeu um amplo e considerável público da região metropolitana de Porto Alegre e também do interior do Estado. Nas seis edições já realizadas, mais de 915 mil estudantes foram atendidos através do agendamento de visitas orientadas, estudantes e professores da rede pública e instituições sociais do RS tiveram acesso a transporte gratuito para visitar as exposições, 1.048 jovens receberam formação para atuar como mediadores, e os públicos escolar e artístico e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, simpósios, palestras e cursos gratuitos.

Na 6ª Bienal do Mercosul o Projeto Pedagógico atingiu um novo patamar. Os aspectos pedagógicos tiveram uma centralidade ainda maior que nas edições anteriores, sendo a sexta edição proposta como uma bienal pedagógica. A ênfase no educativo foi incorporada plenamente, tornando o Projeto Pedagógico parte do Projeto Curatorial, superando assim a tradicional divisão entre as perspectivas curatoriais e educativas. A fim de potencializar esta intenção, foi criada a figura do curador pedagógico, fato inédito na história das bienais. A presença deste curador em permanente diálogo com a curadoria artística garantiu que, desde o início e em todas as etapas da produção da exposição, as necessidades pedagógicas fossem consideradas, priorizadas e atendidas. Com isso, o Projeto Pedagógico pôde realizar ações até então inéditas, com ganhos tanto em termos qualitativos como de alcance.

Como reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, em 2007 a Ação Educativa da Bienal do Mercosul foi premiada com o 2º lugar na categoria Fundação e Instituição Empresarial, na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, promovido pelo MinC. Na edição 2007, o prêmio recebeu inscrições de mais de 2.600 iniciativas de todo o Brasil.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

 

Casa Daros

A Casa Daros é um projeto da Daros-Latinamerica, instituição sediada em Zurique, na Suíça, que hoje reúne a maior coleção de arte latino-americana da Europa, iniciada no ano 2000. O objetivo da Casa Daros é criar uma plataforma de encontro e reflexão sobre a atualidade sócio-cultural e artística da América Latina e promover a arte contemporânea latino-americana no cenário internacional. O espaço será inaugurado em 2009, no Rio de Janeiro.

 

Serviço

I Encontro Internacional sobre Educação: Arte e Analfabetismo Funcional

Encontros abertos ao público

Dias 01 e 02 de dezembro, das 09h às 19h

Local: FUNARTE - Auditório Gilberto Freyre - Palácio Gustavo

Capanema - Rua da Imprensa, 16, Centro – Rio de Janeiro

 

Grupos de Trabalho

Dia 02 de dezembro, das 15h30min às 19h

Dia 03 de dezembro, das 10h às 18h30

Local: Casa Daros

Rua General Severiano, 159, Botafogo – Rio de Janeiro

 

Mediadores - Eugenio Valdés Figueroa e Luis Camnitzer

Participantes:

·         Bia Jabor – Gerente de Arte e Educação da Casa Daros

·         Beá Meira - autora de livros didáticos e paradidáticos de Artes e assessora pedagógica em artes visuais

·         Écio Salles - poeta, colaborador do Afro Reggae, secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu

·         Kátia Maciel – artista plástica, pesquisadora e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

·         Luis Guilherme Vergara - artista plástico, doutor em Arte, professor do Departamento de Arte e coordenador do Curso de Produção Cultural, UFF/RJ. Diretor geral do MAC Niterói.

·         Marcio Januário e Dado Amaral – idealizadores e coordenadores do Projeto Na Boa

·         Marcus Lontra – crítico, curador de arte e ex-secretário de cultura de Nova Iguaçu.

·         Maria Augusta Rodrigues – professora da Escola de Belas Artes, UFRJ, especialista em Cultura Brasileira, carnavalesca.

·         Mônica Hoff - coordenadora do Projeto Pedagógico da Bienal do Mercosul

·         Oscar Muñoz – artista plástico, Colômbia

·         Representantes das Secretarias de Educação RJ

·         Representantes de Escolas RJ

·         Carmen Mörsch - Diretora do Instituto de Arte Educação do Departamento de Análise Cultural da Universidade de Artes em Zurique (Suíça).

·         Palestrantes e mediadores: Ana Elisa Siqueira; Carla Rinaldi; Carlos Barmak; Humberto Vélez; José Pacheco; K. David Harrison; Kurt Wootton; Lázaro Saavedra; Mônica Nador; Sally Mizrachi; Roberta Scatolini; Tânia Bruguera

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Formação de professores - Último encontro do ano acontece em Porto Alegre

 
----- Original Message -----
Sent: Monday, November 24, 2008 2:12 PM
Subject: Formação de professores - Último encontro do ano acontece em Porto Alegre

 

Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
Na próxima sexta-feira, 28 de novembro, acontece o último encontro para formação de professores de 2008. O encontro, promovido pela Fundação Bienal do Mercosul, tem o objetivo de reunir professores das redes pública e privada que atuam na área de artes para trabalhar questões da arte contemporânea em sala de aula. No ano que vem, os 17 municípios que receberam do primeiro módulo do curso, participam do segundo módulo, enquanto outros 14 municípios vão realizar o primeiro módulo. Estima-se atender cerca de 10 mil professores ao final das formações.
A participação é gratuita, mediante inscrição. As informações estão abaixo, no release completo.
Contamos com vocês para a divulgação e estamos à disposição para o que precisarem.
Um abraço.
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Serviço

Encontro para Formação de Professores da Fundação Bienal do Mercosul – 1º módulo

Cidade: Porto Alegre

Data: 28 de novembro, sexta-feira

Horário: das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h

Local: Auditório Sol Nascente - Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Avenida Niterói, 472 - Bairro Medianeira

Informações e inscrições: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - Assessoria Pedagógica Artes Visuais, com Thuane.

Rua dos Andradas, 680 – Sala 803

E-mail thuane@smed.prefpoa.com.br. Fone: 3289 1846 (das 13h30min às 17h30min)

Entrada franca mediante inscrição. Número de vagas limitado.

 

Porto Alegre recebe equipe de formação de professores da Fundação Bienal do Mercosul

 

Encontros acontecem em 17 cidades do RS e contribuem para a qualificação do ensino da arte contemporânea

 

No dia 28 de novembro, sexta-feira, professores de Porto Alegre participam do 1º módulo do Encontro para Formação de Professores promovido pela Fundação Bienal do Mercosul em parceria com a SMED – Secretaria Municipal de Educação. O encontro acontece na Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer - Avenida Niterói, 472. O objetivo é oferecer aos professores que atuam na área de artes ferramentas que possam ser aplicadas em sala de aula para trabalhar as questões da arte, ampliando as possibilidades de discussão sobre a arte contemporânea e sua relação com o cotidiano. Com isso, pretende-se qualificar o ensino das artes em todo o Rio Grande do Sul.

A formação é um curso teórico-prático divido em dois módulos de 08h/aula cada um e tem como base um material pedagógico preparado especialmente para os professores que participam dos encontros. O material pedagógico apresenta oito temas com exercícios críticos elaborados pelo artista e educador Luis Camnitzer (curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul), que tratam das grandes questões da história da arte, como o Renascimento, o Barroco e questões de perspectiva, até chegar à arte contemporânea.  Os exercícios são ilustrados com imagens de obras de arte universais, de artistas gaúchos e de obras que estão em acervos de instituições culturais do Rio Grande do Sul. A intenção é oferecer ao professor uma aproximação com a arte, possibilitando o estudo e o conhecimento de obras acessíveis de serem visitadas. Também, explica a coordenadora do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul, Mônica Hoff, "as imagens sugeridas no material pedagógico não são modelos rígidos, e permitem que o professor e o aluno possam pesquisar outras obras que se adaptem ao tema abordado nos exercícios".

No primeiro módulo da formação, o encontro está divido em dois turnos. Durante a parte da manhã, os participantes vão conhecer a Fundação Bienal do Mercosul e a equipe de oficineiros realiza uma apresentação multimídia com intervenções sobre os temas a serem discutidos. Durante a tarde, são oferecidas cinco oficinas e cada professor deve participar de duas.

A equipe de formação está integrada por seis arte-educadores:

  • Marcia Coiro – coordenadora de relações institucionais do Projeto Pedagógico
  • Miriam Benigna Lessa Dias - professora e diretora de teatro
  • Estêvão da Fontoura Haeser - artista plástico, bacharel em desenho pela UFRGS
  • Jorge Bucksdricker - mestre em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Roger Alex Kichalowsky Prates - artista - performer, compositor, artista plástico - bacharel em escultura e licenciado em educação artística pela UFRGS
  •  Ana Ligia Becker – artista e professora, graduanda em artes visuais pela UFRGS

O segundo módulo do curso é dedicado a uma maior participação do professor, com a organização de grupos de discussões e a avaliação da aplicação do material e das oficinas em sala de aula.

O primeiro módulo dos encontros acontece entre outubro e novembro deste ano em 17 municípios do Rio Grande do Sul, abrangendo cidades vizinhas - Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Os encontros são gratuitos e organizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através das CREs – Coordenadorias Regionais de Educação. Alguns encontros são organizados em parceria com secretarias municipais e apoiadores locais. Estima-se atender cerca de 3,5 mil professores nas 17 regiões já citadas em 19 encontros de formação do primeiro módulo. O segundo módulo para estes municípios está previsto para acontecer a partir de abril de 2009. Também neste período, pelo menos outros 14 municípios receberão a equipe de formação para realizar o primeiro módulo do curso. Ao final das formações, estima-se atender cerca de 10 mil professores em todo o estado.

Confira o cronograma dos encontros:

  • 02/10 - Garibaldi – parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi
  • 08/10 - Santo Ângelo
  • 10/10 - São Luiz Gonzaga
  • 14/10 - Passo Fundo 
  • 17/10 - Porto Alegre
  • 22/10 - Cruz Alta
  • 24/10 - Santa Maria
  • 30/10 - Gravataí
  • 31/10 - Canoas
  • 03/11 - São Leopoldo
  • 07/11 - Osório
  • 10/11 - Guaíba
  • 12/11 - Pelotas
  • 13/11 - Rio Grande
  • 19/11 - Santana do Livramento
  • 25/11 – Vacaria
  • 27/11 – Caxias do Sul
  • 28/11 - Porto Alegre – parceria com SMED – Secretaria Municipal de Educação

Para referência

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. Seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato. Por isso, a Fundação Bienal do Mercosul pretende tornar permanentes algumas atividades que ocorrem a cada dois anos durante o evento Bienal do Mercosul, como por exemplo, ações do Projeto Pedagógico, como a criação de um material pedagógico permanente, a formação de professores no interior do RS e SC, a publicação de um livro de arte-educação, além de palestras, oficinas e encontros com artistas.

Este projeto de ação educativa continuada foi construído a partir de demandas e necessidades identificadas no cenário escolar e artístico. Estas atividades vão estar integradas com as ações feitas nos períodos de Bienal, de forma a desenvolver um trabalho cumulativo e coerente, com atividades que se complementam e se reforçam. Sendo assim, a Fundação cumpre com o seu objetivo de auxiliar na qualificação do ensino da arte no Rio Grande do Sul e na formação de público para as artes visuais. Todas as ações serão oferecidas gratuitamente à comunidade.

Parceiros, patrocinadores e apoiadores

Para o desenvolvimento das ações de continuidade, a Fundação Bienal está buscando recursos junto a empresas patrocinadoras e apoiadoras, através das leis estadual e federal de incentivo à cultura, mas muitas empresas e instituições viabilizam localmente algumas ações, como a formação de professores. São elas:

·         Patrocinador Master - Gerdau

·         Apoiador Especial: Grupo RBS

·         Apoiadores Locais: Empresas Randon (Caxias do Sul), RGE (Caxias do Sul e Passo Fundo), Anderas Stihl (São Leopoldo), Ferramentas Gedore (São Leopoldo) e Frigorífico Nicolini (Garibaldi)

·         Projeto e Material Pedagógico - UNESCO, SMED – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Todos pela Educação, SE - Secretaria de Estado da Educação, CREs – Coordenadorias Regionais de Educação e MinC – Ministério da Cultura

·         Apoiadores Institucionais: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi, Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria, Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo e Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um grande e extenso projeto de exposição de arte contemporânea que acontece nos anos ímpares em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Assessoria de imprensa / Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558 - email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comissão discute LIC e orçamento da cultura

---------- Forwarded message ----------
From: Ronaldo Zulke <ronaldo.zulke@al.rs.gov.br>
Date: 2008/11/5
Subject: Comissão discute LIC e orçamento da cultura
To: Ronaldo Zulke <ronaldo.zulke@al.rs.gov.br>



 

05 de novembro de 2000

nº 001

Comissão reúne-se hoje com secretária Mônica Leal e Conselho de Cultura

O Conselho Estadual de Cultura e o gabinete da Secretaria Estadual de Cultura serão os primeiros locais visitados pela Comissão de Representação Externa que acompanha as denúncias de fraudes na Lei de Incentivo à Cultura. A reunião com o pleno do CEC está marcada para esta quarta-feira (5), às 16h, na sede do órgão, que fica na Rua Carlos Chagas, 55, em Porto Alegre. O encontro com a secretária Mônica Leal está confirmado para as 18h de hoje no gabinete da titular da Sedac, no Centro Administrativo do Estado.

De acordo com o coordenador da Comissão, deputado Ronaldo Zülke (PT), o objetivo da reunião é recolher o máximo de informações e documentos referentes ao sistema de financiamento para a elaboração do relatório final, previsto para ser apresentado no início de dezembro. Além de Zülke, integram a Comissão os deputados Nelson Härter (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Mano Changes (PP) e Luis Augusto Lara (PTB).

Próximas agendas da Comissão

A Comissão convidará a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado para uma reunião na Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira (10), às 14h, com o objetivo de recolher informações sobre a fiscalização dos processos relacionados à Lei de Incentivo à Cultura. Ainda na segunda-feira, o Orçamento para 2009 na área da cultura é pauta de outras duas reuniões. A Comissão solicitou agenda (ainda não confirmada), com o secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha, e está convocando a comunidade cultural para preparar a pauta do encontro de quarta-feira (12), quando os deputados reúnem-se com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), líderes de bancadas, o presidente da Comissão de Finanças, deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB), e o relator do Orçamento, deputado Adilson Troca (PSDB).

Na semana seguinte, a Comissão reúne-se com o Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC), com a comunidade cultural, entidades empresariais (FIERGS, FEDERASUL, FECOMÉRCIO, FCDL), patrocinadores da LIC e novamente com os órgãos fiscalizadores, já no dia 1º de dezembro. O relatório final deve ser apresentado no dia 2 de dezembro.

 

Informações - (51) 32102220

Fwd: Rio Grande sedia encontro para formação de professores



---------- Forwarded message ----------
From: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2008/11/10
Subject: Rio Grande sedia encontro para formação de professores
To: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>



Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
Na próxima quinta-feira, 13 de novembro, o município de Rio Grande vai sediar o encontro para formação de professores, promovido pela Fundação Bienal do Mercosul. O encontro tem o objetivo de reunir professores das redes pública e privada que atuam na área de artes no município e cidades vizinhas para trabalhar questões da arte contemporânea em sala de aula.
A participação é gratuita, mediante inscrição. As informações estão abaixo, no release completo.
Contamos com vocês para a divulgação e estamos à disposição para o que precisarem.
Um abraço.
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Serviço

Encontro para Formação de Professores da Fundação Bienal do Mercosul – 1º módulo

Cidade: Rio Grande

Data: 13 de novembro, quinta-feira

Horário: das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h

Local: Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller
Endereço: Rua Andrade Neves, s/nº

Informações e inscrições: 18ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação

Rua Fernando Duprat da Silva, 94

Tel. 53 3231.3944 (Ped) / e-mail: 18cre@seduc.rs.gov.br

Entrada franca mediante inscrição. Número de vagas limitado.

 

Rio Grande recebe equipe de formação de professores da Fundação Bienal do Mercosul

 

Encontros acontecem em 17 cidades do RS e contribuem para a qualificação do ensino da arte contemporânea

 

Na próxima quinta-feira, 13 de novembro, professores de Rio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte participam do 1º módulo do Encontro para Formação de Professores promovido pela Fundação Bienal do Mercosul em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através da 18ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação. O encontro é aberto e gratuito para professores das redes pública e privada e acontece no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller - Rua Andrade Neves, s/nº, em Rio Grande. O objetivo da formação é oferecer aos professores que atuam na área de artes ferramentas que possam ser aplicadas em sala de aula para trabalhar as questões da arte, ampliando as possibilidades de discussão sobre a arte contemporânea e sua relação com o cotidiano. Com isso, pretende-se qualificar o ensino das artes em todo o Rio Grande do Sul.

A formação é um curso teórico-prático divido em dois módulos de 08h/aula cada um e tem como base um material pedagógico preparado especialmente para os professores que participam dos encontros. O material pedagógico apresenta oito temas com exercícios críticos elaborados pelo artista e educador Luis Camnitzer (curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul), que tratam das grandes questões da história da arte, como o Renascimento, o Barroco e questões de perspectiva, até chegar à arte contemporânea.  Os exercícios são ilustrados com imagens de obras de arte universais, de artistas gaúchos e de obras que estão em acervos de instituições culturais do Rio Grande do Sul. A intenção é oferecer ao professor uma aproximação com a arte, possibilitando o estudo e o conhecimento de obras acessíveis de serem visitadas. Também, explica a coordenadora do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul, Mônica Hoff, "as imagens sugeridas no material pedagógico não são modelos rígidos, e permitem que o professor e o aluno possam pesquisar outras obras que se adaptem ao tema abordado nos exercícios".

A equipe de formação está integrada por seis arte-educadores:

  • Marcia Coiro – coordenadora de relações institucionais do Projeto Pedagógico
  • Miriam Benigna Lessa Dias - professora e diretora de teatro
  • Estêvão da Fontoura Haeser - artista plástico, bacharel em desenho pela UFRGS
  • Jorge Bucksdricker - mestre em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Roger Alex Kichalowsky Prates - artista - performer, compositor, artista plástico - bacharel em escultura e licenciado em educação artística pela UFRGS
  • Ana Ligia Becker – artista e professora, graduanda em artes visuais pela UFRGS

No primeiro módulo da formação, o encontro está divido em dois turnos. Durante a parte da manhã, os participantes vão conhecer a Fundação Bienal do Mercosul e a equipe de oficineiros realiza uma apresentação multimídia com intervenções sobre os temas a serem discutidos. Durante a tarde, são oferecidas cinco oficinas e cada professor deve participar de duas oficinas a escolher. O segundo módulo do curso é dedicado a uma maior participação do professor, com a organização de grupos de discussões e a avaliação da aplicação do material e das oficinas em sala de aula.

O primeiro módulo dos encontros acontece entre outubro e novembro deste ano em 17 municípios do Rio Grande do Sul, abrangendo cidades vizinhas - Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Os encontros são gratuitos e organizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através das CREs – Coordenadorias Regionais de Educação. Alguns encontros são organizados em parceria com secretarias municipais e apoiadores locais. Estima-se atender cerca de 3,5 mil professores nas 17 regiões já citadas em 19 encontros de formação do primeiro módulo. O segundo módulo para estes municípios está previsto para acontecer a partir de abril de 2009. Também neste período, pelo menos outros 14 municípios receberão a equipe de formação para realizar o primeiro módulo do curso. Ao final das formações, estima-se atender cerca de 10 mil professores em todo o estado.

Confira o cronograma dos encontros:

  • 02/10 - Garibaldi – parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi
  • 08/10 - Santo Ângelo
  • 10/10 - São Luiz Gonzaga
  • 14/10 - Passo Fundo 
  • 17/10 - Porto Alegre
  • 22/10 - Cruz Alta
  • 24/10 - Santa Maria
  • 30/10 - Gravataí
  • 31/10 - Canoas
  • 03/11 - São Leopoldo
  • 07/11 - Osório
  • 10/11 - Guaíba
  • 12/11 - Pelotas
  • 13/11 - Rio Grande
  • 19/11 - Santana do Livramento
  • 25/11 – Vacaria
  • 27/11 – Caxias do Sul
  • 28/11 - Porto Alegre – parceria com SMED – Secretaria Municipal de Educação

Para referência

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. Seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato. Por isso, a Fundação Bienal do Mercosul pretende tornar permanentes algumas atividades que ocorrem a cada dois anos durante o evento Bienal do Mercosul, como por exemplo, ações do Projeto Pedagógico, como a criação de um material pedagógico permanente, a formação de professores no interior do RS e SC, a publicação de um livro de arte-educação, além de palestras, oficinas e encontros com artistas.

Este projeto de ação educativa continuada foi construído a partir de demandas e necessidades identificadas no cenário escolar e artístico. Estas atividades vão estar integradas com as ações feitas nos períodos de Bienal, de forma a desenvolver um trabalho cumulativo e coerente, com atividades que se complementam e se reforçam. Sendo assim, a Fundação cumpre com o seu objetivo de auxiliar na qualificação do ensino da arte no Rio Grande do Sul e na formação de público para as artes visuais. Todas as ações serão oferecidas gratuitamente à comunidade.

Parceiros, patrocinadores e apoiadores

Para o desenvolvimento das ações de continuidade, a Fundação Bienal está buscando recursos junto a empresas patrocinadoras e apoiadoras, através das leis estadual e federal de incentivo à cultura, mas muitas empresas e instituições viabilizam localmente algumas ações, como a formação de professores. São elas:

·         Patrocinador Master - Gerdau

·         Apoiador Especial: Grupo RBS

·         Apoiadores Locais: Empresas Randon (Caxias do Sul), RGE (Caxias do Sul e Passo Fundo), Anderas Stihl (São Leopoldo), Ferramentas Gedore (São Leopoldo) e Frigorífico Nicolini (Garibaldi)

·         Projeto e Material Pedagógico - UNESCO, SMED – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Todos pela Educação, SE - Secretaria de Estado da Educação, CREs – Coordenadorias Regionais de Educação e MinC – Ministério da Cultura

·         Apoiadores Institucionais: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi, Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria e Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um grande e extenso projeto de exposição de arte contemporânea que acontece nos anos ímpares em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Assessoria de imprensa / Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558 - email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Novembro de 2008


Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008



---------- Forwarded message ----------
From: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2008/11/10
Subject: Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008
To: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>


 

Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
O Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, um dos vencedores do Prêmio Cultura Viva 2007, vai participar do TEIA 2008, encontro promovido pelo Ministério da Cultura. A primeira etapa do encontro acontece nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Brasília/DF.
Segue uma nota abaixo.
Estamos à disposição para o que precisarem.
Um grande abraço,
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Fundação Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008

 

Projeto Pedagógico da instituição foi uma das iniciativas premiadas no Cultura Viva em 2007. Encontro Nacional de Cultura, Educação e Cidadania/Teia 2008, promovido pelo MINC, pretende dar continuidade às ações desenvolvidas pelos vencedores do prêmio

 

Entre os dias 13 e 16 de novembro, o Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul vai participar, em Brasília/DF, da primeira etapa do Prêmio Cultura Viva - Formação, projeto do Ministério da Cultura que vai reunir os semifinalistas e premiados nas edições do Prêmio Cultura Viva 2006 e 2007 em encontros de formação e troca de experiências. Os encontros acontecem em três etapas – presenciais e à distância – de novembro de 2008 a maio de 2009. A proposta da formação para 2008 já era discutida junto à organização do prêmio em 2007. Por isso, ao invés de realizar a terceira edição do prêmio, o programa investiu suas forças num acompanhamento mais estreito junto às iniciativas premiadas, de modo a gerar maior crescimento e fortalecimento, tanto das iniciativas quanto do próprio programa.

Segundo Mônica Hoff, coordenadora do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul e representante da instituição no TEIA/2008, o encontro vai proporcionar que as iniciativas brasileiras na áreas de cultura, educação e cidadania se conheçam entre si e troquem experiências: "o programa agrega muitas iniciativas, e entendo que sua função primordial é realizar este mapeamento no Brasil inteiro. No encontro estarão representantes de projetos de fundações, empresas, ongs, escolas e instituições. O contato com estas pessoas vai proporcionar uma melhor visão do que está sendo realizado no país, além de possibilitar parcerias e ações em conjunto, a longo prazo e de grande alcance".

A formação está dividida em três etapas – presenciais e à distância -, sendo a primeira, a participação dos premiados no Encontro Nacional de Cultura, Educação e Cidadania/Teia 2008, que será realizado entre os dias 13 a 16 de novembro, em Brasília. Durante o encontro serão oferecidas atividades de formação para as instituições participantes.

A segunda etapa do programa acontece à distância, no período entre fevereiro e março de 2009. Os conteúdos desenvolvidos para essa etapa serão discutidos por meio de ambiente virtual, dando continuidade às atividades do Teia/2008. A proposta é criar uma comunidade virtual na qual os participantes poderão constituir uma rede de discussão sobre os conteúdos apresentados e trocar experiências.

A terceira etapa é um encontro presencial regional, que deve acontecer entre abril e maio de 2009. Nesta etapa, os participantes serão agrupados de acordo com o seu local de atuação em um encontro regional de três dias, com novas atividades desenvolvidas de acordo com o encaminhamento das etapas anteriores.

 

Para referência

O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do "Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva", desenvolvido pelo MinC como forma de dar visibilidade a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade. Na edição de 2007, foram três mil iniciativas inscritas em seis categorias diferentes. A Ação Educativa da Fundação Bienal do Mercosul foi contemplada nesta edição, na categoria Fundação ou Instituição Empresarial. Para concorrer ao prêmio, foi avaliado o projeto educacional da Bienal de Artes Visuais do Mercosul em todas as suas edições, com ênfase na 6ª Bienal, que aconteceu em 2007.

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte latino-americana no mundo.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. De 1997 a 2007, atendeu um amplo e considerável público da região metropolitana de Porto Alegre e também do interior do Estado. Nas seis edições já realizadas, mais de 915 mil estudantes foram atendidos através do agendamento de visitas orientadas, estudantes e professores da rede pública e instituições sociais do RS tiveram acesso a transporte gratuito para visitar as exposições, 1.048 jovens receberam formação para atuar como mediadores, os públicos escolar e artístico e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, simpósios, palestras e cursos gratuitos.

Na 6ª Bienal do Mercosul, a ênfase no educativo foi incorporada plenamente, tornando o Projeto Pedagógico parte do Projeto Curatorial, superando assim a tradicional divisão entre as perspectivas curatoriais e educativas. A fim de potencializar esta intenção, foi criada a figura do curador pedagógico, fato inédito na história das bienais. A presença deste curador em permanente diálogo com a curadoria artística garantiu que, desde o início e em todas as etapas da produção da exposição, as necessidades pedagógicas fossem consideradas, priorizadas e atendidas. Com isso, o Projeto Pedagógico pôde realizar ações até então inéditas, com ganhos tanto em termos qualitativos como de alcance. A partir de então, o Projeto tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Novembro de 2008

Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br



Bando de Barro invade Porto Alegre



---------- Forwarded message ----------
From: StudioClio - Ana Laura Freitas <analaura@studioclio.com.br>
Date: 2008/11/13
Subject: Bando de Barro invade Porto Alegre
To: StudioClio - Ana Laura Freitas <analaura@studioclio.com.br>


Bando de Barro invade Porto Alegre

 

Coletivo de arte toma seis espaços expositivos da capital gaúcha, apresentando
a produção cerâmica contemporânea de mais de 114 artistas.

 

O Bando de Barro se declara um grupo amorfo: sem forma definida, sede ou regras desnecessárias. A formação "virtual" existe desde 2004, registrada no intelecto e no coração dos participantes, que se organizam em torno da pesquisa e produção cerâmica contemporânea. Neste mês, os bandoleiros se reúnem para uma obra maior: invadir seis espaços expositivos de Porto Alegre. As obras de mais de 114 artistas estarão espalhadas por Fundação Ecarta, StudioClio, Ateliê Subterrânea, Galeria de mArte, Livraria Palavraria e Espaço Koralle.

O bando adverte que a invasão tem caráter pacífico. O objetivo é divulgar e estimular o fazer cerâmico. O "invadir" tem o sentido de ocupação de espaços, conquista de territórios, criação de lugares, ou ainda, difundir-se, espalhar-se.

No StudioClio, os bandoleiros vão ocupar uma parede da Microgaleria Arte Acessível, que tem curadoria de Blanca Brites e Leandro Selister, com cerâmicas de barro produzidas por 30 artistas, em maioria professores, ex-professores, bacharéis e alunos do Instituto de Artes da UFRGS e do Curso de Artes Visuais do Centro Universitário Feevale. A vernissage acontece neste sábado, dia 15 de novembro, às 11h. A mostra pode ser visitada até 29 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h. Informações pelo (51) 3254-7200 ou pelo site www.studioclio.com.br. O StudioClio – Instituto de Arte & Humanismo fica na Rua José do Patrocinador, 698, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS.

 

Onde e quando

 

Fundação Ecarta (João Pessoa, 943)

Abertura: 13 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

Visitação: de 14 de novembro a 7 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 19h

StudioClio (José do Patrocínio, 698)

Abertura: 15 de novembro, sábado, das 11h às 14h

Visitação: de 17 a 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Ateliê Subterrânea (Independência, 745 – subsolo)

Abertura: 20 de novembro, quinta-feira, das 19h às 23h

Visitação: de 21 de novembro a 19 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 18h

Galeria de mArte (Osvaldo Aranha, 522)

Abertura: 20 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

Visitação: de 21 a 30 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 18h

Livraria Palavraria (Vasco da Gama, 522 – sobreloja)

Abertura: 22 de novembro, sábado, das 11h às 14h

Visitação: de 24 de novembro a 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 11h às 21h

Espaço Koralle (José Bonifácio, 95)

Abertura: 29 de novembro, sábado, das 11h às 15h

Visitação: de 1º de dezembro a 29 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30min, e sábado, das 9h às 15h

 

Informações à imprensa:

Ana Laura Freitas e Felipe Schroeder

analaura@studioclio.com.br e felipe@studioclio.com.br

3254-7214 e 3254-7212

Núcleo Hermes de Comunicação

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

www.studioclio.com.br