Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro Porto Alegre / RS - Brasil 90.010-210 Fone/fax: +55 (51) 3254-7500 |
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
Bienal do Mercosul participa do I Encontro Internacional sobre Educação
A Bienal do Mercosul foi convidada a participar do I Encontro Internacional sobre Educação: Arte e Analfabetismo Funcional, que acontece no Rio de Janeiro, de 01 a 03 de dezembro. O encontro é promovido pela Casa Daros em colaboração com o artista e educador Luis Camnitzer (curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul) e vai reunir pesquisadores, artistas, pedagogos e arte-educadores nacionais e internacionais, além de professores e diretores de escolas públicas do Brasil, para debater a relação entre arte e pedagogia, propondo o uso da arte como um veículo de aprendizagem.
O encontro está divido em dois eventos: um seminário aberto ao público, organizado em quatro mesas temáticas e uma série de encontros de grupos de trabalho, que vão elaborar um plano de ação experimental para ser desenvolvido por grupos ligados a práticas educativas através da arte. A coordenadora do projeto pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul, Mônica Hoff vai representar a instituição nos grupos de trabalho.
Para referência
Criada em
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. De
Na 6ª Bienal do Mercosul o Projeto Pedagógico atingiu um novo patamar. Os aspectos pedagógicos tiveram uma centralidade ainda maior que nas edições anteriores, sendo a sexta edição proposta como uma bienal pedagógica. A ênfase no educativo foi incorporada plenamente, tornando o Projeto Pedagógico parte do Projeto Curatorial, superando assim a tradicional divisão entre as perspectivas curatoriais e educativas. A fim de potencializar esta intenção, foi criada a figura do curador pedagógico, fato inédito na história das bienais. A presença deste curador em permanente diálogo com a curadoria artística garantiu que, desde o início e em todas as etapas da produção da exposição, as necessidades pedagógicas fossem consideradas, priorizadas e atendidas. Com isso, o Projeto Pedagógico pôde realizar ações até então inéditas, com ganhos tanto em termos qualitativos como de alcance.
Como reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, em 2007 a Ação Educativa da Bienal do Mercosul foi premiada com o 2º lugar na categoria Fundação e Instituição Empresarial, na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, promovido pelo MinC. Na edição 2007, o prêmio recebeu inscrições de mais de 2.600 iniciativas de todo o Brasil.
Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares,
Casa Daros
A Casa Daros é um projeto da Daros-Latinamerica, instituição sediada em Zurique, na Suíça, que hoje reúne a maior coleção de arte latino-americana da Europa, iniciada no ano 2000. O objetivo da Casa Daros é criar uma plataforma de encontro e reflexão sobre a atualidade sócio-cultural e artística da América Latina e promover a arte contemporânea latino-americana no cenário internacional. O espaço será inaugurado em 2009, no Rio de Janeiro.
Serviço
I Encontro Internacional sobre Educação: Arte e Analfabetismo Funcional
Encontros abertos ao público
Dias 01 e 02 de dezembro, das 09h às 19h
Local: FUNARTE - Auditório Gilberto Freyre - Palácio Gustavo
Capanema - Rua da Imprensa, 16, Centro Rio de Janeiro
Grupos de Trabalho
Dia 02 de dezembro, das 15h30min às 19h
Dia 03 de dezembro, das 10h às 18h30
Local: Casa Daros
Rua General Severiano, 159, Botafogo Rio de Janeiro
Mediadores - Eugenio Valdés Figueroa e Luis Camnitzer
Participantes:
· Bia Jabor Gerente de Arte e Educação da Casa Daros
· Beá Meira - autora de livros didáticos e paradidáticos de Artes e assessora pedagógica em artes visuais
· Écio Salles - poeta, colaborador do Afro Reggae, secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu
· Kátia Maciel artista plástica, pesquisadora e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
· Luis Guilherme Vergara - artista plástico, doutor em Arte, professor do Departamento de Arte e coordenador do Curso de Produção Cultural, UFF/RJ. Diretor geral do MAC Niterói.
· Marcio Januário e Dado Amaral idealizadores e coordenadores do Projeto Na Boa
· Marcus Lontra crítico, curador de arte e ex-secretário de cultura de Nova Iguaçu.
· Maria Augusta Rodrigues professora da Escola de Belas Artes, UFRJ, especialista em Cultura Brasileira, carnavalesca.
· Mônica Hoff - coordenadora do Projeto Pedagógico da Bienal do Mercosul
· Oscar Muñoz artista plástico, Colômbia
· Representantes das Secretarias de Educação RJ
· Representantes de Escolas RJ
· Carmen Mörsch - Diretora do Instituto de Arte Educação do Departamento de Análise Cultural da Universidade de Artes em Zurique (Suíça).
· Palestrantes e mediadores: Ana Elisa Siqueira; Carla Rinaldi; Carlos Barmak; Humberto Vélez; José Pacheco; K. David Harrison; Kurt Wootton; Lázaro Saavedra; Mônica Nador; Sally Mizrachi; Roberta Scatolini; Tânia Bruguera