Serviço
Encontro para Formação de Professores da Fundação Bienal do Mercosul – 1º módulo
Cidade: Canoas
Data: 31 de outubro, sexta-feira
Horário: das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h
Local: Campus da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil
Prédio 14 – 3º andar – auditório pequeno
Endereço: Av. Farroupilha, nº 8001 - Bairro São José
Informações e inscrições: 27ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação
Av. Inconfidência, 4620
Telefone: 3476 4857 (Geral) / 3476 5844 / e-mail: 27cre@seduc.rs.gov.br
Entrada franca mediante inscrição. Número de vagas limitado.
Canoas recebe equipe de formação de professores da Fundação Bienal do Mercosul
Encontros acontecem em 17 cidades do RS e contribuem para a qualificação do ensino da arte contemporânea
Na próxima sexta-feira, 31 de outubro, professores de Canoas e cidades vizinhas participam do 1º módulo do Encontro para Formação de Professores promovido pela Fundação Bienal do Mercosul em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através da 27ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação. O encontro acontece na Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, Prédio 14, 3º andar – auditório pequeno.
O objetivo do encontro é oferecer aos professores que atuam na área de artes ferramentas que possam ser aplicadas em sala de aula para trabalhar as questões da arte, ampliando as possibilidades de discussão sobre a arte contemporânea e sua relação com o cotidiano. Com isso, pretende-se qualificar o ensino das artes em todo o Rio Grande do Sul.
A formação é um curso teórico-prático divido em dois módulos de 08h/aula cada um e tem como base um material pedagógico preparado especialmente para os professores que participam dos encontros. O material pedagógico apresenta oito temas com exercícios críticos elaborados pelo artista e educador Luis Camnitzer (curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul), que tratam das grandes questões da história da arte, como o Renascimento, o Barroco e questões de perspectiva, até chegar à arte contemporânea. Os exercícios são ilustrados com imagens de obras de arte universais, de artistas gaúchos e de obras que estão em acervos de instituições culturais do Rio Grande do Sul. A intenção é oferecer ao professor uma aproximação com a arte, possibilitando o estudo e o conhecimento de obras acessíveis de serem visitadas. Também, explica a coordenadora do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul, Mônica Hoff, "as imagens sugeridas no material pedagógico não são modelos rígidos, e permitem que o professor e o aluno possam pesquisar outras obras que se adaptem ao tema abordado nos exercícios".
A equipe de formação está integrada por seis arte-educadores:
- Marcia Coiro – coordenadora de relações institucionais do Projeto Pedagógico
- Miriam Benigna Lessa Dias - professora e diretora de teatro
- Estêvão da Fontoura Haeser - artista plástico, bacharel em desenho pela UFRGS
- Jorge Bucksdricker - mestre em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
- Roger Alex Kichalowsky Prates - artista - performer, compositor, artista plástico - bacharel em escultura e licenciado em educação artística pela UFRGS
- Ana Ligia Becker – artista e professora, graduanda em artes visuais pela UFRGS
No primeiro módulo da formação, o encontro está divido em dois turnos. Durante a parte da manhã, os participantes vão conhecer a Fundação Bienal do Mercosul e a equipe de oficineiros realiza uma apresentação multimídia com intervenções sobre os temas a serem discutidos. Durante a tarde, são oferecidas cinco oficinas e cada professor deve participar de duas oficinas a escolher. O segundo módulo do curso é dedicado a uma maior participação do professor, com a organização de grupos de discussões e a avaliação da aplicação do material e das oficinas em sala de aula.
O primeiro módulo dos encontros acontece entre outubro e novembro deste ano em 17 municípios do Rio Grande do Sul, abrangendo cidades vizinhas - Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Os encontros são gratuitos e organizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através das CREs – Coordenadorias Regionais de Educação. Alguns encontros são organizados em parceria com secretarias municipais e apoiadores locais. Estima-se atender cerca de 3,5 mil professores nas 17 regiões já citadas em 19 encontros de formação do primeiro módulo. O segundo módulo para estes municípios está previsto para acontecer a partir de abril de 2009. Também neste período, pelo menos outros 14 municípios receberão a equipe de formação para realizar o primeiro módulo do curso. Ao final das formações, estima-se atender cerca de 10 mil professores em todo o estado.
Confira o cronograma dos encontros:
- 02/10 - Garibaldi – parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi
- 08/10 - Santo Ângelo
- 10/10 - São Luiz Gonzaga
- 14/10 - Passo Fundo
- 17/10 - Porto Alegre
- 22/10 - Cruz Alta
- 24/10 - Santa Maria
- 30/10 - Gravataí
- 31/10 - Canoas
- 03/11 - São Leopoldo
- 07/11 - Osório
- 10/11 - Guaíba
- 12/11 - Pelotas
- 13/11 - Rio Grande
- 19/11 - Santana do Livramento
- 25/11 – Vacaria
- 27/11 – Caxias do Sul
- 28/11 - Porto Alegre – parceria com SMED – Secretaria Municipal de Educação
- Data a confirmar – Gravataí
Para referência
Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. Seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato. Por isso, a Fundação Bienal do Mercosul pretende tornar permanentes algumas atividades que ocorrem a cada dois anos durante o evento Bienal do Mercosul, como por exemplo, ações do Projeto Pedagógico, como a criação de um material pedagógico permanente, a formação de professores no interior do RS e SC, a publicação de um livro de arte-educação, além de palestras, oficinas e encontros com artistas.
Este projeto de ação educativa continuada foi construído a partir de demandas e necessidades identificadas no cenário escolar e artístico. Estas atividades vão estar integradas com as ações feitas nos períodos de Bienal, de forma a desenvolver um trabalho cumulativo e coerente, com atividades que se complementam e se reforçam. Sendo assim, a Fundação cumpre com o seu objetivo de auxiliar na qualificação do ensino da arte no Rio Grande do Sul e na formação de público para as artes visuais. Todas as ações serão oferecidas gratuitamente à comunidade.
Parceiros, patrocinadores e apoiadores
Para o desenvolvimento das ações de continuidade, a Fundação Bienal está buscando recursos junto a empresas patrocinadoras e apoiadoras, através das leis estadual e federal de incentivo à cultura, mas muitas empresas e instituições viabilizam localmente algumas ações, como a formação de professores. São elas:
· Patrocinador Master - Gerdau
· Apoiador Especial: Grupo RBS
· Apoiadores Locais: Empresas Randon (Caxias do Sul), RGE (Caxias do Sul e Passo Fundo), Anderas Stihl (São Leopoldo), Ferramentas Gedore (São Leopoldo) e Frigorífico Nicolini (Garibaldi)
· Projeto e Material Pedagógico - UNESCO, SMED – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Todos pela Educação, SE - Secretaria de Estado da Educação, CREs – Coordenadorias Regionais de Educação e MinC – Ministério da Cultura
· Apoiadores Institucionais: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garibaldi, Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria e Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo
Fundação Bienal do Mercosul
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.
Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um grande e extenso projeto de exposição de arte contemporânea que acontece nos anos ímpares em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Assessoria de imprensa / Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558 - email: imprensa@bienalmercosul.art.br
Outubro de 2008